Cálcio e Ossos
Nomes Alternativos:
O Cálcio e a fortaleza dos ossos
Informações:
O Cálcio e o Fósforo são minerais essenciais para a formação normal dos ossos. Durante a juventude o corpo usa estes minerais para produzir ossos. Se não recebermos cálcio suficiente, ou se o corpo não absorver cálcio suficiente em sua dieta , a produção de ossos e tecidos ósseos pode sofrer.
A medida que envelhecemos, o Cálcio e o Fósforo podem ser reabsorvidos pelo corpo através dos ossos, o que torna os tecidos ósseos mais debilitados. A densidade mineral óssea alcança seu ponto máximo entre 25 a 35 anos e diminui depois disto. Isto pode produzir ossos quebradiços e frágeis que são mais propensos a fraturas, mesmo sem lesão. Existe uma forte evidência de que o Cálcio ajuda a formar ossos densos e previne a osteoporose.
Dieta:
Consuma pelo menos 1.200 miligramas de cálcio por dia e de 800 a 1000 unidades internacionais de Vitamina D3. A vitamina D ajuda o corpo a absorver o cálcio. O seu médico pode recomendar um suplemento que lhe proporcione o Cálcio e a Vitamina D que você necessita.
Siga uma dieta que lhe proporcione a quantidade apropriada de cálcio, Vitamina D e Proteína. Ainda que esta dieta não detenha a perda óssea completamente, garantirá que haja disponibilidade de uma provisão de materiais que o corpo utiliza para formar e manter os ossos.
Os alimentos ricos em cálcio são:
· Queijos,
· Sorvetes,
· Hortaliças de folha verde, como o espinafre,
· Leite desnatado,
· Salmão,
· Sardinhas (com os ossos),
· Tofu,
· Iogurte.
Referências:
Tradução livre do National Osteoporosis Foundation. Guide to Prevention and Treatment of Osteoporossis. FEB. 2008
Perda de peso rápida ou gradual? Leia mais aqui.
O cérebro envelhece mais rápido em pessoas cujo o coração bombeia menos sangue. Leia mais aqui.
Disponibilizamos um glossário com explicações de termos do cotidiano da cardiologia e do transplante de coração. Veja aqui.
Entrevista sobre transplantes.
Flávio Cure fala sobre transplantes no Bom Dia Rio. Assista à entrevista
|