Doença cardíaca e angina

Doença cardíaca e Angina


Angina é uma dor ou sensação de compressão no peito. É frequentemente causada por bloqueios nas artérias que fornecem sangue ao coração. Isso é chamado de doença da artéria coronária, ou doença cardíaca. Os sintomas que você descreve ao médico vai ajudá-lo a decidir se você precisa passar por exames para doenças cardíacas. O médico também irá checar se você tem todas as condições que podem aumentar suas chances de doenças cardíacas. Estas condições incluem:


    *      pressão alta;
    *      diabete;
    *      tabagismo;
    *      alto nível de colesterol;
    *      menopausa nas mulheres;
    *      membros da família que tiveram a doença cardíaca em uma idade jovem.


Se você sofre de alguma doença cardíaca, a angina é tratada com a administração desta doença cardíaca prévia.


Como sei se minha dor é angina?


Angina pode surgir quando você está fazendo atividades como caminhando, subindo escadas, fazendo exercícios ou realizando uma limpeza pesada. A dor da angina pode fazer com que você sue ou tornar mais difícil a recuperação do fôlego. Você pode sentir dor no seu braço ou no pescoço, bem como em seu peito. Se a dor for leve, pode ir embora depois de um minuto de descanso. Se a dor é mais grave, medicamentos serão necessários. Um medicamento chamado nitroglicerina é muitas vezes utilizado para tratar a angina grave.


Algumas pessoas têm angina que surge em um certo nível ou momento de uma atividade e vai embora facilmente. Eles podem ter este tipo de angina por um longo período de tempo. Isso é chamado de angina estável.


Quando o padrão das alterações da dor é muito grande, ele é chamado de angina instável. Este é um sinal de perigo. Angina em alguém que não a tinha antes; mais episódios de dor, com uso de menos esforço; angina que surge quando você estiver descansando também são sinais de perigo.


Angina instável, pode ser o primeiro sinal de um ataque cardíaco.
Se você perceber a angina, você deve chamar o seu médico ou vá para o pronto socorro mais próximo imediatamente. Outro sinal de perigo é a dor que não desaparecem com o repouso ou após tomar remédio. Se você tiver dor no peito que não vai embora, procure uma emergência imediatamente.

 


Que exames meu médico pode fazer?


Um eletrocardiograma, por vezes chamado ECG, é um teste simples que pode mostrar se o seu coração ou suas artérias foram danificados. Se o ECG é feito enquanto você estiver com angina, também pode mostrar se sua dor é causada por um problema com seu coração.


O próximo passo após um ECG pode ser um teste de estresse. Muitas vezes, esse teste é feito quando você andar em uma esteira. O médico irá olhar para o seu teste de esforço para ver se é anormal quando você se exercita. Este médico também pode tirar raios-x do coração, tomadas antes e depois do exercício. Estas imagens podem mostrar se uma área do coração não está recebendo sangue suficiente durante o exercício. Se assim for, pode significar que as artérias que fornecem sangue ao coração estão bloqueadas.


Outro procedimento importante é o cateterismo cardíaco. Neste exame, um tubo muito longo e fino é inserido através de uma artéria no braço ou na perna e levado até o coração. Um contraste é injetado nas artérias em torno do coração. Radiografias são tiradas, elas vão mostrar se alguma das artérias que suprem o coração estão bloqueadas.


Como posso prevenir as doenças cardíacas?


A melhor maneira de prevenir as doenças cardíacas são: controlar a pressão arterial elevada, a diabete ou o colesterol além nível considerado normal e, se você fuma, parar de fumar. Manter uma dieta saudável, um peso saudável e um programa de exercícios regulares podem ajudar a evitar doenças cardíacas.


Se você já tem doença cardíaca, as etapas listadas acima são importantes para impedir que o problema se agrave.

 


Como a doença cardíaca é tratada?


A maioria das pessoas com doença cardíaca toma remédio para controlar a doença. Medicamentos chamados beta-bloqueadores, bloqueadores dos canais de cálcio e nitratos pode ajudar a aliviar a angina. Tomar uma dose baixa de aspirina por dia pode reduzir a chance de um segundo ataque cardíaco em pessoas que já tiveram um. Mas só um médico pode dizer se você deve tomar algum destes medicamentos.

 


E a realização de uma cirurgia?


A angioplastia é um tratamento cirúrgico de doenças cardíacas. Angioplastia utiliza um minúsculo balão para empurrar e abrir artérias obstruídas em torno do coração. O balão é inserido em uma artéria no braço ou na perna. Um stent (uma pequena haste metálica) pode ser colocada na artéria onde era o bloqueio para manter a artéria aberta.


Outro tratamento cirúrgico para a doença cardíaca é a cirurgia de bypass, ou ponte de safena. Pedaços de veias ou artérias são tiradas das pernas e costuradas nas artérias do coração para trazer sangue após um bloqueio e aumentar o fluxo sanguíneo para o coração. A cirurgia de ponte de safena é feita geralmente quando a angioplastia não é possível ou quando o médico acredita que esta é a melhor escolha para o paciente.

 


Há efeitos colaterais e outros riscos para o tratamento de doenças do coração?


Todos os medicamentos podem ter efeitos colaterais. A aspirina pode causar dor de estômago. Nitratos podem causar vermelhidão (rubor) na face e dor de cabeça. Beta-bloqueadores causam cansaço e problemas sexuais em alguns pacientes. Bloqueadores dos canais de cálcio podem causar prisão de ventre e inchaço nas pernas. Felizmente, a grande parte dos pacientes não tem efeitos colaterais destes medicamentos. Se você tiver efeitos colaterais após tomar um medicamento, informe ao seu médico.


Cirurgias, tais como a angioplastia ou ponte de safena, também têm riscos potenciais. Os principais riscos podem incluir ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou mesmo morte. Estes são raros e a maioria dos pacientes passa bem após a realização destes procedimentos. Após a angioplastia, o paciente deve aguardar um pouco para voltar ao seu nível de atividade anterior, ou até mesmo para um melhor nível de atividade, dentro de poucos dias. Leva mais tempo (algumas semanas ou meses) para se recuperar de cirurgia de ponte de safena.

 


Como faço para saber qual o tratamento certo para mim?


Seu médico o ajudará a decidir qual tratamento é melhor para o seu caso.


A doença de coração nunca vai embora?


As doenças cardíacas são administráveis ou corrigidas com cirurgia. Com um trabalho em conjunto com seu médico, você pode viver mais tempo, se sentir bem, com qualidade de vida.

 

Tradução revisada de: MD Consult: Patient education: Angina and heart disease

 

 

 

Menu

Notícias

Perda de peso rápida ou gradual? Leia mais aqui.

O cérebro envelhece mais rápido em pessoas cujo o coração bombeia menos sangue. Leia mais aqui.

Disponibilizamos um glossário com explicações de termos do cotidiano da cardiologia e do transplante de coração. Veja aqui.

Entrevista sobre transplantes.

Flávio Cure fala sobre transplantes no Bom Dia Rio. Assista à entrevista