Sopro cardíaco

Sopro cardíaco


Um sopro cardíaco é um som que ocorre entre os batimentos do coração. O som surge pelo sangue que flui através do coração. É semelhante ao som da água faz quando passa através de uma mangueira. Um sopro no coração não significa necessariamente que há algo errado com o coração.

 


Como ocorre?


Os sopros podem resultar de:

    * O formato do coração;
    * Estruturas cardíacas anormais, como as válvulas ou as paredes do coração, que podem estar presentes desde o nascimento;
    * Válvulas do coração danificadas ou sobrecarregadas resultado de problemas médicos como a febre reumática, ataques cardíacos, ou endocardite infecciosa.

Quando o coração bate mais rápido, mudam a velocidade e a quantidade de sangue que se deslocam através dele. Isso pode causar sopro no coração. Algumas das condições que podem causar o seu coração a bater mais rápido são os seguintes:

    * Anemia;
    * Pressão arterial elevada;
    * Gravidez;
    * Febre;
    * Estresse;
    * Problemas de tireóide.

A maioria dos sopros cardíacos são ouvidas em pessoas com coração normal. Estes sopros cardíacos inocentes - também chamado de funcional, normal, vibratório, ou sopros fisiológicos - são inofensivas. Eles são comuns em crianças. A maioria dos sopros em crianças acabam quando ela se aproxima da idade adulta.

Muitas mulheres desenvolvem um sopro cardíaco durante a gravidez. Estes sopros em corações normais geralmente desaparecem em menos de uma semana após o parto. A maioria dos sopros cardíacos durante a gravidez são inofensivos, desde que a grávida não tenha antecedentes de problemas cardíacos.

 


Quais são os sintomas?


Sopros cardíacos inocentes não causam nenhum sintoma. Se não há um problema cardíaco mais sério que cause o sopro, ele pode ser por:

    * Falta de ar;
    * Tonturas;
    * Diminuição da capacidade de exercitar-se, por exemplo, durante atividades como subir escadas ou mesmo fazer uma cama
    * Experiência frequente de um ritmo cardíaco rápido
    * Dor torácica.

Problemas cardíacos que causam o sopro no coração podem não causar outros sintomas por muitos anos.

 


Como é diagnosticado?


Um sopro cardíaco é geralmente descoberto quando o médico ouve o batimento do coração com um estetoscópio. Os seguintes exames podem ser feitos para procurar a causa do sopro:

    * Um eletrocardiograma, que registra a atividade elétrica do coração;
    * Um a radiografia do tórax para procurar um coração ampliado, sinais de insuficiência do músculo cardíaco, e defeitos de nascimento;
    
* O ecocardiograma, que utiliza ondas sonoras para criar imagens da estrutura do coração. As imagens podem mostrar um buraco na parede do coração ou uma válvula anormal;
    * O cateterismo cardíaco, que usa um contraste injetado através de um tubo fino no coração para que o médico possa ver os vasos sanguíneos das câmaras do coração. Este procedimento também permite a medição das pressões nas câmaras cardíacas e da função da válvula.


Como é tratado?


Sopros inocentes não precisam de tratamento. Tratamento de problemas cardíacos que causam sopro depende de:

    * Sintomas de cada indivíduo;
    * A causa do sopro;
    * O risco de dano cardíaco ao longo do tempo, se a anomalia não for corrigida;
    
* O risco de complicações repentinas, como acidente vascular cerebral ou parada cardíaca.

Se o sopro é causado por pressão alta, alterações do estilo de vida, como uma dieta com baixo teor de gordura, com pouco sal, mais exercícios, podem ajudar. Medicamentos também podem ser prescritos para diminuir a pressão arterial. Se o sopro é causado por um problema de válvula, você pode precisar de cirurgia.

 


O que posso fazer para a prevenção?


    * Mantenha um peso saudável;
    
* Comer uma dieta saudável;
    * Faça exercícios físicos regularmente, como recomendado pelo seu médico;
    * Não fume;
    * Se você estiver grávida e tiver um sopro que é causado por um problema cardíaco que teve desde o seu nascimento, pergunte ao seu médico se o seu bebê pode estar em risco para uma complicação cardíaca durante a gravidez. Mesmo que a maioria dos sopros cardíacos sejam inofensivos para você e seu bebê, você deve sempre informar o seu médico se você começar a ter problemas com a respiração ou com a realização de atividades físicas rotineiras - principalmente se você não consegue recuperar o fôlego depois de deitar;
    * Chame seu médico se você perceber que seu coração está batendo muito rápido, especialmente se você se sente fraco e com dificuldade para respirar.

Pouco se sabe sobre como evitar que os defeitos congênitos que causam sopros cardíacos. No entanto, você pode ser capaz de evitar ou diminuir problemas como a doença arterial coronariana ou hipertensão, que podem causar danos ao músculo do coração, por ter um estilo de vida saudável. Além disso, certifique-se de receber tratamento imediato contra infecções por estreptococos, isto ajudará a prevenir a doença cardíaca reumática, que pode afetar o coração.

 

 

Tradução revisada de: MD Consult: Heart murmur: Patient education

 

Menu

Notícias

Perda de peso rápida ou gradual? Leia mais aqui.

O cérebro envelhece mais rápido em pessoas cujo o coração bombeia menos sangue. Leia mais aqui.

Disponibilizamos um glossário com explicações de termos do cotidiano da cardiologia e do transplante de coração. Veja aqui.

Entrevista sobre transplantes.

Flávio Cure fala sobre transplantes no Bom Dia Rio. Assista à entrevista