Vasectomia

Vasectomia

O que é?

 

A vasectomia é uma operação que faz um homem permanentemente incapaz de engravidar uma mulher. É um método utilizado para o controle de natalidade. Trata-se de cortar os tubos chamados canais deferentes para que os espermatozoides não tenham mais acesso ao sêmen.


Como é feita a vasectomia?


A vasectomia é geralmente feito no consultório médico. A operação leva cerca de meia hora. O paciente fica acordado durante o procedimento. O médico irá administrar um anestésico local para que não se sinta dor.

Anestesiado, o médico faz uma pequena abertura (incisão) ao lado do escroto e retira parte do canal deferente daquele lado. O paciente pode sentir algum puxão. Uma pequena parte do canal deferente é removida. As extremidades dos canais deferentes serão selados por meio de uma costura, o médico irá fazer a mesma coisa do outro lado.

O médico fecha as duas incisões do escroto com pontos. Depois de 03 a 10 dias, os pontos vão desaparecer sozinhos.

No Sistema Único de Saúde (SUS) ela pode ser feita por homens com mais de 25 anos e mais de dois filhos por um profissional habilitado, segundo a lei de Planejamento Familiar.

 

O que é a vasectomia sem o uso de bisturi?


A vasectomia sem bisturi envolve fazer um furo muito pequeno na bolsa escrotal, em vez de uma incisão. O furo é tão pequeno que ele se cura sem a necessidade de pontos.

 
Qual é a eficácia da vasectomia na prevenção da gravidez?


A vasectomia é um dos tipos mais seguros e mais eficazes para o controle da natalidade. Apenas cerca de 15 em 10 mil casais engravidam no primeiro ano após uma vasectomia.

Existe algum motivo que eu não deveria fazer uma vasectomia?


Não, mas não realize uma vasectomia a menos que você esteja certo de que não quer ter filhos no futuro.

 

Você pode precisar esperar para realizar uma vasectomia, ou pode não ser capaz de ter uma, se tiver uma infecção em torno de seus órgãos genitais ou se tiver problemas com sangramento.


Vasectomia pode ser revertida?


Alguns tipos de vasectomias podem ser desfeitos, ou "invertidos", mas a cirurgia é cara, normalmente não é coberta por planos de saúde e deve ser realizada em um hospital. Mesmo que a maioria dos homens possam ejacular espermatozóides após a reversão da cirurgia, estes muitas vezes não são capazes de fertilizar um óvulo.

Posso utilizar qualquer medicamento antes ou após a cirurgia?


Não tome aspirina, ibuprofeno (nome marca: Advil, Motrin, Nuprin), cetoprofeno (nome comercial: Orudis) ou naproxen (nome comercial: Aleve) dentro de duas semanas antes ou após a operação. Todos estes podem diluir seu sangue e causar sangramento. Tente paracetamol (nome comercial: Tylenol) para aliviar a dor.

Quando posso voltar ao trabalho?


Se você trabalha em um escritório, sem grande movimentação física, a volta ao trabalho se dará em dois dias. Se você fizer o trabalho físico, ou caminhar ou conduzir muito, converse com seu médico sobre quando poderá voltar ao trabalho.

Será que a vasectomia vai funcionar imediatamente?


Não. Você vai precisar ejacular entre 15 e 20 vezes antes que os canais deferentes estejam sem a presença de espermatozoides. Por esse motivo, continue usando métodos de controle da natalidade. Seu médico irá pedir-lhe para fazer testes com amostras de sua ejaculação após a operação. Só depois de ter duas amostras sem a presença de espermatozoides você vai ser considerado incapaz engravidar uma mulher. Isso pode demorar três meses ou mais.


Quais são os riscos de uma vasectomia?


Problemas que podem ocorrer após a vasectomia incluem: hemorragia, infecção e geralmente uma reação inflamatória leve no esperma (chamada granuloma do esperma).


Outro risco é que as extremidades dos canais deferentes podem encontrar uma maneira de criar um novo caminho para o outro. Isso não ocorre muito frequentemente. Mas se isso acontecer, você pode ser capaz de causar uma gravidez.

Chame seu médico se:

    *      Você tiver febre.
    *      Você tiver inchaço que não melhora ou continua piorando.
    
*      Você tiver dificuldade para urinar.
    *      Você sentir um “nó” se formando em seu escroto.
    
*      Você tiver sangramento na área de uma incisão que não pára, mesmo depois que você apertou o local com almofadas de gaze durante 10 minutos


O que acontece com o esperma?


Uma vez que os espermatozóides não conseguem atravessar os vasos deferentes, seus testículos começarão a produzir menos espermatozoides. Seu corpo absorverá o esperma que é produzido.

 
Será que a vasectomia afetará a minha vida sexual?


Depois de ter curado da vasectomia, sua vida sexual não deve muito. Você ainda vai ejacular quase a mesma quantidade que antes da cirurgia de vasectomia, e você não vai notar uma mudança em sua conduta e desejo sexual.

 

Tradução revisada de: Md Consult: Vasectomy: Patient Education

 

Menu

Notícias

Perda de peso rápida ou gradual? Leia mais aqui.

O cérebro envelhece mais rápido em pessoas cujo o coração bombeia menos sangue. Leia mais aqui.

Disponibilizamos um glossário com explicações de termos do cotidiano da cardiologia e do transplante de coração. Veja aqui.

Entrevista sobre transplantes.

Flávio Cure fala sobre transplantes no Bom Dia Rio. Assista à entrevista