Esteroides anabolizantes e o coração

Uso prolongado de esteroides anabolizantes pode enfraquecer o coração mais do que se pensava

 

Em longo prazo, o uso de esteroides anabolizantes pode enfraquecer o coração mais do que se pensava e pode aumentar o risco de insuficiência cardíaca, de acordo com uma pesquisa apresentada na revista da American Heart Association.

Os esteroides anabolizantes imitam a testosterona natural, um hormônio de fortalecimento muscular que promove características sexuais masculinas.

"Os esteroides anabolizantes, além de serem ilegais, têm importantes consequências para a saúde", disse Aaron L. Baggish, principal autor do estudo e professor no Departamento de Medicina do Hospital Geral de Massachusetts em Boston.
"Acho que pela primeira vez, estamos começando a perceber que o coração é um dos órgãos que é impactado negativamente pelo uso prolongado de esteroides".

No estudo, os pesquisadores descobriram que o ventrículo esquerdo, a câmara de bombeamento principal do coração, foi significativamente menor durante a contração (função sistólica) nos participantes que tinham tomado esteroides comparados com um grupo similar de não-usuários de esteroides.

Um saudável ventrículo esquerdo bombeia para fora 55 a 70% do sangue que enche o coração (uma medida conhecida como fração de ejeção). Oitenta e três por cento dos usuários de esteroides no estudo de 12 pessoas teve uma baixa capacidade de bombeamento (fração de ejeção inferior a 55%) que estudos anteriores ligaram ao aumento do risco de insuficiência cardíaca e morte súbita. Em contraste, apenas um dos não-usuários de esteroides teve uma baixa fração de ejeção.

Os usuários de esteroides também exibiram disfunção diastólica, que é quando o ventrículo esquerdo relaxa e se enche de sangue. Os pesquisadores mostraram que o relaxamento do ventrículo esquerdo entre os usuários de esteroides foi reduzida quase pela metade. A estrutura do ventrículo esquerdo foi semelhante em ambos grupos analisados.

O Dr. Baggish e os outros pesquisadores utilizaram uma técnica conhecida como Doppler para examinar a função do ventrículo esquerdo e a estrutura da câmara.
O teste utiliza ondas sonoras de alta frequência ou ultrassom, para criar imagens em movimento do coração e do seu fluxo de sangue.

O grupo dos utilizadores esteroides, com 12 levantadores de peso masculino, com idade média de 40, relataram ter usado cerca de 675 miligramas de esteroides por semana, durante nove anos. O grupo controle foi de sete levantadores de peso do sexo masculino, com a mesma média de idade, que não relataram exposição aos esteroides. Ambos os grupos praticaram o levantamento e outras atividades físicas de peso por períodos semelhantes, bem como nos fatores de risco cardíaco que não o uso de esteroides. Embora os usuários e não usuários tiveram índices comparáveis de massa corporal e área de superfície corporal, os usuários de esteroides tinham mais massa muscular do que os não-usuários.

Apesar do pequeno tamanho da amostra, as diferenças estatisticamente significativas da função do coração sugerem uma forte ligação entre o uso de esteroides e insuficiência cardíaca, disseram os investigadores que estão conduzindo mais estudos para confirmar as suas conclusões.

Em estudos anteriores, os efeitos concretos do uso de esteroides em disfunções cardíacas não tinham ficado claros. Parte do problema com a realização de estudos de lesão cardíaca relacionadas aos esteroides é que o uso ilegal de esteroides anabolizantes é relativamente recente. Essas drogas se tornaram generalizadas entre os atletas na década de 1980, assim muitos usuários de esteroides daquela época está chegando agora a idade em que os problemas do coração aparecem.


"O que nós esperamos é que as pessoas comecem a reconhecer o uso de esteroides como uma causa potencial de doenças do coração e causa de outras disfunções cardíacas nos jovens", disse o Dr. Baggish.

 

O estudo destaca:

 

> Em longo prazo, o uso de esteroides anabolizantes pode enfraquecer o coração mais do que se pensava anteriormente.
> O uso de esteroides é grave o suficiente para aumentar o risco de insuficiência cardíaca.
> O ventrículo esquerdo, o principal músculo cardíaco responsável por bombear sangue por todo o corpo, foi significativamente menor entre usuários de anabolizantes.

 

Tradução revisada de: Long-term anabolic steroid use may weaken heart more than previously thought. American Heart Association.

 

Menu

Notícias

Perda de peso rápida ou gradual? Leia mais aqui.

O cérebro envelhece mais rápido em pessoas cujo o coração bombeia menos sangue. Leia mais aqui.

Disponibilizamos um glossário com explicações de termos do cotidiano da cardiologia e do transplante de coração. Veja aqui.

Entrevista sobre transplantes.

Flávio Cure fala sobre transplantes no Bom Dia Rio. Assista à entrevista