Dieta rica em vitaminas B reduz risco cardíaco

Dieta rica em vitaminas B reduz riscos cardíacos em estudo japonês


Comer mais alimentos que contenham vitaminas B (ácido fólico, B-6) reduz o risco  de acidente vascular cerebral e doença cardíaca para as mulheres e pode reduzir o risco de insuficiência cardíaca em homens, segundo uma pesquisa japonesa apresentada no Jornal da Associação Americana do Coração.

"As pessoas necessitam ingerir uma dieta com mais ácido fólico e vitamina B-6, que pode levar à prevenção de doenças cardíacas", disse Hiroyasu Iso, MD, professor de saúde pública da Universidade de Osaka.

As conclusões sobre o valor de vitaminas do complexo B são consistentes com estudos na Europa e na América do Norte.

Os pesquisadores analisaram dados de 23.119 homens e 35.611 mulheres (idades 40-79), que completaram questionários de frequência alimentar como parte da grande estudo japonês. Durante uma média de 14 anos de acompanhamento, 986 morreram de AVC, 424 de doenças cardíacas e 2.087 de doenças relacionadas ao sistema cardiovascular.

Os pesquisadores dividiram os participantes em cinco grupos com base na sua ingestão de ácido fólico, vitaminas B-6 e em vitamina B-12. Comparando-os em relação as suas dietas com mais ou menos de cada um dos nutrientes. Foi descoberto que um maior consumo de ácido fólico e vitamina B-6 está associado com um número significativamente menor de mortes por insuficiência cardíaca em homens, e um número significativamente menor de mortes por acidente vascular cerebral, doenças cardíacas e doenças cardiovasculares em
mulheres. A ingestão de vitamina B-12 não foi associada à redução de risco de mortalidade.

O efeito protetor do ácido fólico e vitamina B-6 não se alterou quando os investigadores ajustaram a pesquisa para a presença de fatores de risco cardiovascular, nem quando eles eliminaram usuários de complemento de vitaminas B da análise.

 
O ácido fólico e a vitamina B-6 podem ajudar a proteger contra doenças cardiovasculares, diminuindo os níveis de homocisteína, disseram os pesquisasdores. A homocisteína é um aminoácido no sangue que é afetado pela dieta e por fatores hereditários. O ácido fólico e outras vitaminas do complexo B ajudam a quebrar a homocisteína no organismo.

Não há u
ma ligação causal direta, mas evidências têm demonstrado que a homocisteína pode danificar o revestimento interno das artérias e promover a formação de coágulos sanguíneos.

As fontes de ácido fólico são: vegetais e frutas, grãos inteiros ou enriquecidos, cereais fortificados, feijão e legumes. Fontes de vitamina B-6 incluem legumes, peixe, fígado, carnes, grãos integrais e cereais fortificados.

 

Estudo destaca:


    * Em um grande estudo no Japão, as mulheres que relataram comer mais alimentos que contenham o ácido fólico, vitaminas B e B-6 eram menos propensas a sofre acidente vascular cerebral e doença cardíaca.
    * Homens que relataram dietas ricas em vitaminas B foram menos propensos a sofrer de insuficiência cardíaca.

 

Tradução revisada de: American Heart Association: Diet high in B-vitamins lowers heart risks in Japanese study. http://www.americanheart.org/

 

Menu

Notícias

Perda de peso rápida ou gradual? Leia mais aqui.

O cérebro envelhece mais rápido em pessoas cujo o coração bombeia menos sangue. Leia mais aqui.

Disponibilizamos um glossário com explicações de termos do cotidiano da cardiologia e do transplante de coração. Veja aqui.

Entrevista sobre transplantes.

Flávio Cure fala sobre transplantes no Bom Dia Rio. Assista à entrevista