Ablação de arritmia

Ablação de arritmia

Definição

 
A ablação por radiofrequência utiliza energia elétrica para tratar perturbações do ritmo cardíaco. Este procedimento bloqueia caminhos anormais de impulsos elétricos no coração. Isso ajuda a parar ritmos cardíacos anormais.


Quando é realizado?

Este procedimento pode ser feito quando as vias anormais no coração levam sinais elétricos que fazem o coração bater muito rápido. Drogas também podem ser usadas para tratar batimentos cardíacos anormais. No entanto, para algumas pessoas, as drogas não funcionam bem ou não são a melhor maneira de tratar o problema. Pode ser melhor bloquear a parte do sistema elétrico do coração que não é necessária. A ablação pode tratar com sucesso o problema, e as drogas podem não ser necessárias.  
 

Exemplos de problemas de ritmo cardíaco que podem ser tratados com ablação incluem  taquicardia supraventricular, fibrilação atrial e taquicardia ventricular
 

Como se preparar para o procedimento?

 
Pergunte ao médico os medicamentos necessários para serem tomados antes do procedimento. Ele poderá indicar medicamentos para prevenir a formação de coágulos. Se o paciente toma aspirina, o médico suspenderá este medicamento antes do procedimento.
 
Planeje-se para os cuidados necessários e transporte após a realização do procedimento.
 
Informe ao médico sobre qualquer problema renal e reações alérgicas a alimentos ou produtos químicos que contenham iodo, como os frutos do mar e o contraste de raio-X.
 
O médico solicitará que não coma ou beba qualquer coisa antes do procedimentos ser realizado.
 

O que acontecerá durante o procedimento?

 
O paciente receberá um medicamento para evitar que sinta dor durante o processo.
Normalmente, um anestésico local é administrado na área onde o cateter é inserido, juntamente com um remédio para ajudar a relaxar. Às vezes, um anestésico geral é usado. O anestésico geral relaxa músculos e coloca o paciente em sono profundo.
 
Um cateter, que é um pequeno tubo, passará então por uma veia na virilha. Os raios-X são utilizados para orientar a ponta do cateter para o lugar certo no coração. O médico utiliza o cateter para gravar sinais elétricos em seu coração e encontrar o lugar no coração que está causando o problema da arritmia. Um pequeno eletrodo na ponta do cateter emite ondas de rádio para a área da via anormal. O coração forma uma pequena cicatriz nesta área, e a cicatriz bloqueia o caminho do sinal elétrico errado que não mais causará a arritmia.

O médico registrará a atividade elétrica do coração novamente antes da remoção do cateter. O procedimento pode levar várias horas.
 

O que acontece após o procedimento? 
 

O paciente volta para o quarto do hospital e descansa por um tempo. Pode-se voltar para casa no dia seguinte da operação, às vezes no mesmo dia o procedimento. Em um ou dois dias, pode-se retornar as atividades normais. O médico solicitará que o paciente evite certas atividades, como levantar peso, por um período de tempo.
 
Muitas pessoas não necessitam de outro tratamento após a ablação. Às vezes o problema no ritmo do coração volta e outra ablação precisa ser feita.
 
Informe-se de quanto em quanto é necessário realizar check-ups.
 

Quais são os benefícios do procedimento?

 
O tratamento com ablação destrói o caminho de impulsos elétricos anormais no coração. Isto pode fazer com que o paciente tenha um ritmo de vida normal após a realização do procedimento.
 

Quais são os riscos?

 
Há alguns riscos:
 
O cateter pode causar sangramento, onde ele é colocado na veia. 
 
O cateter pode machucar o músculo cardíaco ou esôfago. 
 
Ablação por vezes destrói mais tecido do coração do que o pretendido e faz com que outro problema do ritmo cardíaco surja, ele é chamado de bloqueio. Se o paciente desenvolver um bloqueio, poderá precisar ter um marcapasso implantado no peito. 
 
Os coágulos de sangue podem romper e causar um acidente vascular cerebral (AVC). 
 
Às vezes a ablação é feita perto dos pulmões e pode causar problemas de respiração ou tosse com sangue. 
 
Pergunte ao médico como estes riscos se aplicam ao seu caso. 
 

Quando chamar por socorro médico?

Chame por socorro médico se:
 
Tiver dor no peito; 
 
Sentir tonturas ou desmaio; 
 
Tiver constante ou agravamento da dor ou dormência no braço ou perna;
 
Tiver dificuldade em respirar; 
 
Braços ou pernas ficam azuis e frios. 
 
Tiver sangramento ou um grande inchaço onde o cateter foi inserido. 
 
Tradução revisada de: MD Consult: Ablation Treatment of Heart Rhythm Problems: Patient Education

 

Menu

Notícias

Perda de peso rápida ou gradual? Leia mais aqui.

O cérebro envelhece mais rápido em pessoas cujo o coração bombeia menos sangue. Leia mais aqui.

Disponibilizamos um glossário com explicações de termos do cotidiano da cardiologia e do transplante de coração. Veja aqui.

Entrevista sobre transplantes.

Flávio Cure fala sobre transplantes no Bom Dia Rio. Assista à entrevista