Colecistectomia

Colecistectomia: a remoção da vesícula biliar

 

Como é a retirada da vesícula biliar?

A cirurgia para remover a vesícula biliar é chamada de colecistectomia. Com a cirurgia tradicional, a vesícula biliar é removida através de uma incisão (corte) no abdome. O corte é feito logo abaixo das costelas do lado direito e vai até um pouco abaixo de sua cintura. Isso é chamado de colecistectomia aberta.

Uma outra maneira de remover a vesícula biliar é chamado de colecistectomia laparoscópica. Com esta cirurgia, um laparoscópio (um tubo fino com um pequeno aparelho na ponta do mesmo que é usado para ver o interior do seu corpo) é usado para remover a vesícula biliar. Várias pequenas incisões são usadas em vez de uma grande incisão.

Como um laparoscópio é usado para remover a vesícula biliar?

O laparoscópio é colocado no corpo do paciente através de um pequeno corte feito logo abaixo do umbigo. O médico pode então ver sua vesícula biliar em uma tela de TV e fazer a cirurgia com instrumentos inseridos em outros 3 pequenos cortes feitos na parte superior direita do abdome. A vesícula biliar é então retirada por uma das incisões.

Quais são os benefícios deste tipo de cirurgia?

Com a colecistectomia laparoscópica, o paciente pode retornar ao trabalho mais rapidamente, sente menos dor após a cirurgia, tem um menor tempo de internação, e reduz o tempo de recuperação. Ao contrário da cirurgia tradicional, a cirurgia laparoscópica, para remover a vesícula biliar, pode ser feita sem cortar os músculos do abdome. A incisão é também muito menor e as cicatrizes são menos perceptíveis do que aquelas feitas por colecistectomia tradicional.

Com a colecistectomia laparoscópica, o paciente provavelmente só terá que permanecer no hospital durante a noite do procedimento. Já com a colecistectomia aberta, que há a necessidade de ficar no hospital por vários dias. Como as incisões são menores com a colecistectomia laparoscópica, não há tanta dor e desconforto após esta operação, que, após a colecistectomia aberta.

Quem não deve se submeter a este tipo de cirurgia?

Se a pessoa já sofreu uma cirurgia em torno da vesícula biliar antes, se tem a tendência de sangrar muito, ou se tiver qualquer problema que tornaria difícil para o médico ver a vesícula biliar, uma cirurgia aberta pode ser melhor para você. O médico irá decidir qual o tipo de cirurgia é adequado para cada caso.
 

Quais são as complicações?

As complicações podem incluir sangramento, infecção e lesões ao duto (tubo) que leva a bile da vesícula biliar para o estômago. Além disso, durante a colecistectomia laparoscópica, os intestinos ou os vasos sanguíneos principais podem ser feridos quando os instrumentos são inseridos no abdome. Mas lembre-se todas essas complicações são raras.
Tradução revisada de: MD Consult: Gallbladder Removal - Laparoscopic: Patient Education

 

Menu

Notícias

Perda de peso rápida ou gradual? Leia mais aqui.

O cérebro envelhece mais rápido em pessoas cujo o coração bombeia menos sangue. Leia mais aqui.

Disponibilizamos um glossário com explicações de termos do cotidiano da cardiologia e do transplante de coração. Veja aqui.

Entrevista sobre transplantes.

Flávio Cure fala sobre transplantes no Bom Dia Rio. Assista à entrevista