Hipertensão X sal

Hipertensão: mantenha uma dieta com baixo teor de sódio (sal)

Muitas pessoas descobrem que cortando o sódio de sua alimentação há uma redução na pressão sanguínea. Uma dieta com baixo teor de sódio limita a ingestão diária deste elemento a não mais do que 2300 miligramas (mg) por dia. O sal (também chamado cloreto de sódio, ou NaCl) possui sódio na sua fórmula. Uma colher de chá de sal já contém cerca de 2300 mg de sódio.
O nosso paladar para o sal pode ser considerado um hábito. Se há uma redução gradual da quantidade de sal em uma dieta, o paladar para o sal começa a mudar. Após algum tempo, os alimentos começam a ficar mais saborosos sem sal do que salgados.

Recomendações para uma dieta

A maior parte do sal ingerido por uma pessoa que não segue uma dieta específica provém de alimentos processados, incluindo enlatados e comidas prontas e refeições em restaurantes. Certos alimentos podem conter muito sal mesmo sem um sabor excessivamente salgado. Aprenda quais comidas evitar lendo os rótulos e descobrindo quanto sódio há em cada produto. Saleiros também são uma das formas mais comuns de se aumentar a ingestão de sódio em uma dieta. Então, checar os rótulos e não adicionar sal nos alimentos são os primeiros passos para a redução do sódio. Siga estas instruções:
Adicione pouco ou nenhum sal aos alimentos que você prepara.
Abandone o uso de saleiros.
Leia os rótulos cuidadosamente. Procure por qualquer forma de sódio ou sal, como o benzoato de sódio e o citrato de sódio. Escolha alimentos com menos sal.
Cheque o conteúdo de sódio quando utilizar fermento químico, bicarbonato de sódio e glutamato monossódico (MSG).
Restaurantes fast foods produzem alimentos muito ricos em sal, assim como as refeições em restaurantes. Quando comer fora escolha peixes e vegetais ou saladas frescas. Evite sopas.
Evite comer os seguintes produtos a não ser que os encontre sem sal ou em versão com baixo teor de sódio:
Ketchup, mostarda preparada, picles e azeitonas em conserva;
Molho de soja, molhos para carne ou para churrasco, molho chili e molho Worcestershire;
Carnes ou peixes preparados industrialmente (como bacon e sardinha em lata);
Vegetais enlatados, sopas e outros alimentos embalados de conveniência;
Queijos salgados e manteiga;
Castanhas salgadas e manteiga de amendoim;
Biscoitos, chips, pipoca e pretzels salgados.
Muitos destes alimentos já existem em versões dessalgadas ou com baixo teor de sódio. Leia os rótulos cuidadosamente.
Se sua dieta for muito restrita em relação a quantidade de sal, fale com o seu médico para indicar um nutricionista que o auxilie a planejar as suas refeições. É importante manter as refeições nutricionalmente balanceadas e saborosas. Pode ser difícil seguir uma dieta restritiva ao sal se os alimentos não forem saborosos, mas há muitas formas de se adicionar sabor aos alimentos diminuindo o uso de sal e de gordura.

Substituto ao sal

Pergunte ao seu médico sobre usar substitutos ao sal. Muitos dos substitutos contêm potássio para dar sabor. Se você usa alguns tipos de medicamentos, tome cuidado com a quantidade de potássio na sua dieta.

Substituições e dicas

Alimentos da estação com ervas e especiarias. Utilize cebolas, alho, salsa, limão, manjericão, manjerona, curry, cominho, orégano, páprica, vinagre ou vinho para aumentar o sabor e o aroma de suas refeições. Cogumelos, frutas secas e os diversos tipos de pimenta também podem ser utilizados para dar sabor aos seus pratos.
Prefira os alimentos frescos, ao invés dos embalados e enlatados, o máximo possível. Geralmente, polpa de frutas e vegetais congelados também não são salgados.
Adicione um pouco de açúcar ou suco de limão para trazer sabor aos vegetais frescos.
Se você deve usar produtos enlatados, busque os que tiverem a menor quantidade de sódio.
Substitua margarinas poli-insaturadas pelas margarinas normais.
Coma mais queijo com baixo teor de sódio. Há muita variedade deste tipo de queijo alguns com ervas e especiarias, muitos, também, com baixo teor de gordura.
Beba sucos com baixo teor de sódio.
Cozinhe as suas próprias sopas, utilizando o mínimo possível de sal, ao invés de utilizar sopas prontas com muito teor de sódio.
Melhore o sabor dos alimentos com vinagre e vinho.
Coma atum e salmão.
Use ervas e especiarias para temperar frango, carnes ou peixes.

Ajude-se a ficar mais saudável

Cheque nos rótulos dos alimentos as quantidades de sódio e de gordura.
Busque informações sobre nutrição. Pergunte ao seu médico informações sobre dietas e saúde.
Já existem muitos livros de culinária específicos para cozinhar alimentos com baixo teor de sódio.
Planeje-se para cozinhar as suas refeições. Você ficará surpreso com a velocidade que as novas formas de preparação de alimentos, sem sal, o ajudará a diminuir a sua pressão sanguínea e o quão saudável e saboroso pode ser uma alimentação com baixo teor de sódio.

Tradução revisada de: MD Consult: Hypertension: keep a low-sodium diet: Patient Education

Menu

Notícias

Perda de peso rápida ou gradual? Leia mais aqui.

O cérebro envelhece mais rápido em pessoas cujo o coração bombeia menos sangue. Leia mais aqui.

Disponibilizamos um glossário com explicações de termos do cotidiano da cardiologia e do transplante de coração. Veja aqui.

Entrevista sobre transplantes.

Flávio Cure fala sobre transplantes no Bom Dia Rio. Assista à entrevista