Angioplastia e Stent

Angioplastia e a colocação de stent no coração

Definições

Angioplastia é um procedimento para reabrir vasos, afinados ou bloqueados, que irrigam com sangue o coração. Estas vasos também são chamadas de artérias coronárias.

Um stent para artéria coronária é um pequeno tubo de metal que se expande dentro da artéria coronária, ele é colocado geralmente após a angioplastia. Sua função é prevenir que a artéria se feche novamente. Existem medicamentos que também auxiliam a prevenção do fechamento da artéria.

Nomes alternativos deste procedimento 

PCI; Interveção coronária percutânea; Angioplastia de balão; Angioplastia coronariana; Angioplastia da artéria coronária, Angioplstia cardíaca; PTCA; Dilatação da artéria do coração

Descrição do procedimento

Antes que os procedimentos para a angioplastia se iniciem, você receberá alguns medicamentos contra a dor. Também, poderá receber  remédios que afinem o seu sangue evitar a formação de coágulos sanguíneos.

Quando você se encontrar em uma sala cirúrgica, seu médico fará um pequeno corte (incisão) no seu corpo, geralmente próximo da sua virilha. Então ele vai inserir um cateter (tubo flexível) pela incisão até uma artéria. Algumas vezes o cateter é inserido pelo braço ou pelo pulso. Você estará acordado durante este procedimento.

O médico utiliza imagens do raio-X, em tempo real, para guiar o cateter até o seu coração e suas artérias. Um contraste será injetado no seu corpo para marcar o fluxo de sangue pelas artérias. Isto ajudará o médico a ver se há qualquer bloqueio nos seus vasos sanguíneos que vão ao coração.

Um fio guia é movido através do bloqueio do seu vaso. Um cateter com um balão é empurrado sobre o fio guia é através do bloqueio, então o balão na ponta é inflado. Isto abre a vaso bloqueado e restaura o fluxo de sangue apropriado para o coração.

Um stent (pequeno tubo) poderá ser colocado na área bloqueada, ele é inserido ao mesmo tempo que o cateter com o balão. Ele se expande quando o balão é inflado e fica no local do bloqueio para manter a veia aberta.

Riscos

 A angioplastia é, geralmente, segura. Os riscos dela e da colocação do stent são:

  • Reação alérgica ao contraste;
  • Sangramento ou coagulação na área onde o cateter foi inserido;
  • Danos à vávula cardíaca ou ao vaso sanguíneo;
  • Ataque do coração;
  • Insuficiência renal (alto risco em pessoas que já tivera problemas renais);
  • Batidas irregulares do coração (arritmia);
  • Acidente Vascular Cerebral - AVC (raramente acontece);
  • Reação alérgica ao material do stent
  • Reação alérgica aos medicamentos do procedimento;
  • Coágulo sanguíneo;
  • Trombose intra-stent.

Tradução de fonte revisada: MD Consult Angioplasty and stent placement - heart: Patient Education 

Menu

Notícias

Perda de peso rápida ou gradual? Leia mais aqui.

O cérebro envelhece mais rápido em pessoas cujo o coração bombeia menos sangue. Leia mais aqui.

Disponibilizamos um glossário com explicações de termos do cotidiano da cardiologia e do transplante de coração. Veja aqui.

Entrevista sobre transplantes.

Flávio Cure fala sobre transplantes no Bom Dia Rio. Assista à entrevista