Exames de Sangue que Ajudam a Determinar Riscos de Doença das Artérias Coronárias

Lipoproteína a (Lp(a)) http://cfcp.com.br/a/arquivos/Fotos/Coracao.jpeg


Proteína sanguínea não tradicional associada a risco elevado de ataques cardíacos e derrames

Níveis ideais: menos de 30 mg/dl para adultos

Preparação:
O sangue deve ser coletado apos 12 horas de jejum (sólidos e líquidos, exceto água). Para um resultado mas preciso, aguardar pelo menos 2 meses apos um infarto, cirurgia, infecção, lesões ou gravidez.


Não se sabe ao certo como a Lp(a) funciona mas se seus níveis estiverem acima de 30 mg/dl, ela está associada a um risco elevado de ataques cardíacos e derrames. Ela também está relacionada ao desenvolvimento de matérias gordurosas em enxertes venosos após cirurgia de bypass, ao estreitamento das artérias coronárias apos uma angioplastia e riscos elevados para o desenvolvimento de coágulos sanguíneos.

A Lp(a) é mais elevada em afro-descendentes e suas causas estão relacionadas a doenças renais e algumas desordens genéticas de lipídios.


Apoliproteina A1 (Apo A1)                                                                                                    

Apo A1 é a proteína mais importante do HDL. Níveis baixos de Apo A1 estão associados a uma dieta rica em gorduras e ao fumo e pode levar a infartos precoces e doenças dos vasos sanguíneos.

Níveis Ideais: Acima de 123 mg/dl para adultos.

Preparação:
O sangue deve ser coletado apos 12 horas de jejum (sólidos e líquidos, exceto água). Para um resultado mas preciso, aguardar pelo menos 2 meses apos um infarto, cirurgia, infecção, lesões ou gravidez.


Apoliproteina B (Apo B)

Uma proteína importante encontrada em partículas de colesterol. Estudos recentes sugerem que Apo B pode ser mais eficiente no calculo de riscos do que apenas o LDL.

Níveis Ideais: Abaixo de 100 mg/dl

Preparação:
O sangue deve ser coletado apos 12 horas de jejum (sólidos e líquidos, exceto água). Para um resultado mas preciso, aguardar pelo menos 2 meses apos um infarto, cirurgia, infecção, lesões ou gravidez.


Homocisteina (Hcy)

Homocisteina é um aminoácido (um dos tijolos que constroem as proteínas) encontrado no sangue. Níveis altos de Hcy estão relacionados ao desenvolvimento precoce de doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos.

Níveis Ideais: Menos de 10 µmol/L

Preparação: Este exame pode ser feito a qualquer momento do dia sem jejum. Para um resultado mas preciso, aguardar pelo menos 2 meses apos um infarto, cirurgia, infecção, lesões ou gravidez.


Níveis altos de Hcy estão associados a baixos níveis de vitaminas B6 e B12 e doenças renais e folatea. Ao mesmo tempo que se recomenda ingerir níveis suficientes de acido fólico, B6 e B12 em sua dieta, estudos divergem quanto aos benefícios e riscos relacionados ao tratamento do nível elevado de homocisteina com suplementos de acido fólico e vitaminas B. Portanto, pergunte ao seu médico antes de tomar estes suplementos.

Fibrinogênio


Uma proteína encontrada no sangue, encoraja a coagulação do sangue, mas níveis elevados estão relacionados a maiores riscos de ataques cardíacos e doenças vasculares.

Níveis Ideais: Abaixo de 300 mg/dl

Preparação: O sangue deve ser coletado apos 12 horas de jejum (sólidos e líquidos, exceto água). Para um resultado mas preciso, aguardar pelo menos 2 meses apos um infarto, cirurgia, infecção, lesões ou gravidez.


Pressão alta, peso corporal, LDL e idade estão relacionados a níveis elevados de fibrinogênio. Por outro lado, o consumo de álcool e exercícios estão relacionados a níveis baixos de fibrinogênio. Níveis mais elevados de fibrinogênio também são vistos em afro-descendentes e mulheres na menopausa.

Proteína c Reativa Ultra Sensível

Um indicador de inflamação.

Níveis Ideais:

  • Abaixo de 1.0 mg/L = baixo risco de doenças cardiovasculares
  • 1.0 – 2.9 mg/L = médio risco de doenças cardiovasculares
  • Acima de 3.0 = risco elevado de doenças cardiovasculares


Preparação:
Este exame pode ser feito a qualquer momento do dia mas não deve ser feito durante momentos de inflamações agudas.

Peptídeo Natriurético Cerebral (BNP)

Uma proteína não- tradicional, produzida no coração e encontrada no sangue. Níveis altos são associados a maiores riscos de doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos. Níveis elevados também podem sugerir uma caída da função cardíaca e testes adicionais podem ser necessários.

Níveis Ideais: abaixo de 125 pg/ml


Escore de Risco Global (ERG)


Uma ferramenta que estuda os fatores de risco de um individuo, quantifica a importância de cada risco e gera uma porcentagem do risco daquele paciente desenvolver doenças cardíacas ou sofrer um enfarto nos próximos 10 anos.

Níveis Ideais:

  • Abaixo de 10%= baixo risco
  • 10-20% = risco médio
  • Acima de 20% = risco elevado

Fonte: www.clevelandclinic.org

Menu

Notícias

Perda de peso rápida ou gradual? Leia mais aqui.

O cérebro envelhece mais rápido em pessoas cujo o coração bombeia menos sangue. Leia mais aqui.

Disponibilizamos um glossário com explicações de termos do cotidiano da cardiologia e do transplante de coração. Veja aqui.

Entrevista sobre transplantes.

Flávio Cure fala sobre transplantes no Bom Dia Rio. Assista à entrevista