A terapia hormonal (TH) é um tratamento médico com remédios que contem pelo menos um hormônio feminino, normalmente estrogênio com progestina (progesterona sintética), e as vezes testosterona. Algumas mulheres, normalmente aquelas que tiveram seus úteros removidos, fazem uma terapia apenas a base de estrogênio.
A TH é mais usada para tratar os sintomas da menopausa, como ondas de calor, ressecamento vaginal, alterações de humor, insônia e menor desejo sexual. TH pode vir em forma de pílulas, adesivos, injeções ou cremes vaginais.
Nomes Alternativos
Terapia de substituição estrogênica; terapia de substituição hormonal.
Informações
A Terapia Hormonal já foi considerada um tratamento muito seguro para a menopausa. Porem, vários importantes estudos mostraram que a terapia hormonal aumenta o risco de vários problemas e condições medicas, incluído doenças cardíacas, derrames e câncer.
Apesar disto a terapia hormonal pode ajudar a aliviar alguns dos problemas chatos da menopausa, como ondas de calor, ressecamento vaginal e dores durante o ato sexual, e complicações a longo prazo da perda e estrogênio, como a osteoporose.
Você e seu medico devem decidir se a terapia hormonal e ideal para você. O truque é contrapor os riscos associados a terapia hormonal com o seu risco de doenças cardíacas ou osteoporose, sem a terapia hormonal. Cada mulher é diferente. O seu medico deve estar ciente de todo o seu histórico medico quando considerar a prescrição de terapia hormonal.
Até o momento, o uso a curto prazo (até 5 anos) de terapia hormonal na dose mínima, para tratar os sintomas da menopausa, ainda aparenta ser seguro para muitas mulheres.
Benefícios da Terapia Hormonal
Talvez o maior beneficio que mulheres tem com a terapia hormonal, e o alivio de sintomas como
Ondas de calor
Normalmente, ondas de calor e suores noturnos são menos severos apos os dois primeiros anos, especialmente se a terapia hormonal e reduzida lentamente. O corpo de uma mulher produz menos estrogênio durante e depois da menopausa, o que pode afetar a força dos seus ossos. Terapia hormonal também pode prevenir o desenvolvimento da osteoporose.
Estudos ainda não conseguiram comprovar definitivamente que a terapia hormonal ajuda com incontinência urinaria, mal de Alzheimer ou demência, ou câncer de cólon.
Riscos da Terapia Hormonal
Coágulos Sanguíneos
Médicos sabem há algum tempo, que tomar estrogênio aumenta o risco de coágulos sanguíneos. Normalmente este risco é mais alto se você faz uso de pílulas anticoncepcionais, que contem altas doses de estrogênio. Seu risco é ainda mais alto se você fuma e toma estrogênio. O risco não é tão alto quando se faz uso de adesivos de estrogênio.
Câncer
Câncer de mama: Mulheres que fazem terapias de estrogênio por longos períodos sofrem um pequeno aumento no risco de câncer de mama. Considera-se que a terapia hormonal é segura quanto ao risco de câncer de mama se feita por até 5 anos.
Câncer endometrial/de útero: O risco de câncer endometrial é mais de 5 vezes maior em mulheres que fazem uso de terapia de estrogênio, comparado com mulheres que não o fazem. Porem, tomar progesterona com estrogênio aparente proteger contra este tipo de câncer. O câncer endometrial não se desenvolve em mulheres que não tem um útero.
Doenças Cardiovasculares
Doenças cardíacas: Estrogênio pode aumentar o risco de doenças cardíacas em mulheres mais velhas. Porem, ele pode vir a prevenir doenças cardíacas quando administrado em certas circunstancias. O estrogênio é provavelmente mais seguro para mulheres com menos de 60 anos de idade.
Trombose venosa profunda e embolia pulmonar são mais comuns em mulheres que tomam estrogênio por via oral.
Derrames: Mulheres que tomam estrogênio tem maior risco de derrames.
Doenças da vesícula: Muitos estudos demonstraram que mulheres que tomam estrogênio ou progesterona tem riscos maiores de desenvolverem pedras na vesícula.
Efeitos colaterais da terapia hormonal
Como todos os medicamentos, efeitos colaterais são possível. Algumas mulheres fazendo terapia hormonal podem sofrer de retenção de líquidos, inchaços, náusea, dores nas mamas, alterações de humor e dores de cabeça. Mudar a dose ou forma da terapia hormonal pode ajudar a reduzir estes efeitos colaterais.
Algumas mulheres tem sangramentos irregulares quando iniciam a terapia hormonal. Mudar a dose normalmente elimina este efeito colateral. Procurar o seu medico é muito importante quando se tem algum sangramento anormal.
Formas de Terapia Hormonal
A terapia hormonal está disponível em varias formas. Pode ser necessário experimentar mais de uma antes de encontrar a forma ideal para você.
Estrogênio vem nas seguintes formas:
A maioria das mulheres que tomam estrogênio e que não tiveram seus úteros removidos também precisam tomar progesterona. Tomar estes medicamentos juntos ajuda a reduzir o risco de câncer endometrial.
Progesterona ou progestina vem nas seguintes formas:
Pílulas
Quando estrogênio e progesterona são prescritos juntos, seu médico vai recomendar uma das seguintes rotinas:
Terapia hormonal cíclica é normalmente recomendada quando uma mulher está começando a menopausa. Com esta terapia, se administra o estrogênio, e pílula ou adesivo, por 25 dias, com progesterona adicionada entre os dias 10 e 14. O estrogênio e progesterona são usados juntos durante o resto dos 25 dias. Depois disso, nenhum hormônio é tomado de 3 a 5 dias. Pode haver sangramento mensal com a terapia cíclica.
Medicamentos adicionais podem ser recomendados para algumas mulheres com sintomas severos de menopausa, ou mulheres que tem riscos muito altos de osteoporose ou doenças cardíacas. Uma destas drogas adicionais pode se testosterona, um hormônio que esta presente em níveis mais elevados em homens, para aumentar o desejo sexual. Medicamentos não-hormonais também podem ser usados em conjunto com ou ao invés da terapia hormonal.
Alem da terapia hormonal, uma mulher pode tomar outras providencias para se ajustar as mudanças da menopausa. Comer comidas saudáveis e fazer exercícios regularmente também ajudam a diminuir a perda óssea e a manter o coração saudáve
Recomendamos em caso de dúvida contato com o seu médico.
Flavio Cure Palheiro
Cardiologista
(21)2511-1101
www.cfcp.com.br
Perda de peso rápida ou gradual? Leia mais aqui.
O cérebro envelhece mais rápido em pessoas cujo o coração bombeia menos sangue. Leia mais aqui.
Disponibilizamos um glossário com explicações de termos do cotidiano da cardiologia e do transplante de coração. Veja aqui.
Entrevista sobre transplantes.
Flávio Cure fala sobre transplantes no Bom Dia Rio. Assista à entrevista
|