Não existe base científica para recomendar suplementos de vitaminas e minerais para a população saudável.
Existe porem protocolos estabelecidos de suplementos para uso em mulheres grávidas e lactantes, crianças e em indivíduos portadores de diversas patologias.
Nenhum medicamento reproduz os benefícios de uma alimentação com uma quantidade adequada de frutas e vegetais. Uma das razões para isso é que nos alimentos existem mais componentes do que em qualquer suplemento alimentar.
Em algumas situações o uso de suplementos pode piorar a saúde. No estudo “Seleniun and Vitamine E Cancer Prevention Trial (SELECT), que avaliou o suplemento para prevenção de câncer de próstata. O estudo foi interrompido porque no grupo que tomou Vitamina E, observou-se aumento da incidência de câncer de próstata e no grupo que tomou selenium percebeu-se aumento de casos de Diabetes.
Logo aquele conceito “se bem não faz, mal também não”, tornou-se inverídico.
Infelizmente, nós médicos devemos dizer aos pacientes que eles não querem ouvir: Corte o sorvete, coma mais brócolis, exercite-se mais.
Só mesmo mudando os hábitos alimentares, será possível um impacto significante na saúde pública.
Atenciosamente,
Flavio Cure Palheiro
Cardiologista
(21)2511-1101
Perda de peso rápida ou gradual? Leia mais aqui.
O cérebro envelhece mais rápido em pessoas cujo o coração bombeia menos sangue. Leia mais aqui.
Disponibilizamos um glossário com explicações de termos do cotidiano da cardiologia e do transplante de coração. Veja aqui.
Entrevista sobre transplantes.
Flávio Cure fala sobre transplantes no Bom Dia Rio. Assista à entrevista
|