Perda de peso rápida funcionou significativamente melhor, e com segurança, do que a perda de peso em um processo mais gradual em um estudo randomizado com 120 pacientes.
"Este estudo mostrou que pessoas que perdem peso rapidamente são as mais propensas a perder peso. É o contrário de como nós praticamos no momento. A suposição de que a perda de peso gradual é superior não tem nenhuma base científica ", disse Katrina Purcell ao apresentar a pesquisa em um congresso internacional sobre obesidade.
A Dra. Purcell acredita que dois fatores baseiam o sucesso da rápida perda de peso sobre uma perda gradual. Primeiro a motivação do paciente.
"Eles veem os melhores resultados. As primeiras duas semanas são difíceis - mas quando eles veem os resultados, eles querem continuar e não parar. Pacientes com uma dieta da perda gradual podem ficar desmotivados", disse Purcell, nutricionista da Universidade de Melbourne.
O segundo fator é a cetogênese um processo desencadeado por dietas de muito baixas calorias usado para perda de peso mais rápida.
"Parte da hipótese era que a cetogênese ajudaria a rápida perda de peso", disse o Dr. Joseph Proietto, professor de medicina na Universidade de Melbourne e coordenador da pesquisa.
"Acreditamos que parte do [motivo] porque as pessoas no grupo de perdas mais rápidas tiveram uma menor taxa de abandono é de que eles não estavam realmente com fome", disse Dr. Proietto.
Quando as pessoas perdem peso, as mudanças ocorrem com vários hormônios, explicou. Cetonas, surgidas pela cetogênese, promovem a liberação de colecistoquinina, um sinal de saciedade maior para o cérebro. Quando os pacientes começam a dieta de perda rápida, que é baixa em carboidratos e gordura, a cetogênese inicia-se no dia 2 e está em pleno vigor por volta do dia 3 ou 4.
Em contrapartida, nunca a cetogênese ocorre no grupo de perda gradual. "Esses pacientes reduzem bem o peso por algumas semanas, mas por volta da quinta semana, a sua perda começa a se estabilizar," Dr. Proietto observou.
Participaram do estudo 120 pessoas que eram obesas, mas saudáveis. A idade média foi de 51 anos, quase três quartos eram mulheres, a média de referência do índice de massa corporal foi de 35 kg/m2, e seu peso inicial médio foi de
Os 60 pacientes randomizados para o grupo de perda rápida receberam uma dieta que consistia inteiramente de alimentos comercialmente disponíveis, as refeições líquidas em substituição de alimentos, com a sua ingestão calórica diária total ajustada para produzir uma perda de
O regime de perda rápida durou 3 meses, enquanto o regime de perda gradual durou nove meses. Os pacientes visitaram um nutricionista a cada 2 semanas durante o estudo. Os pesquisadores projetaram os esquemas para conseguir uma perda de 15% do peso inicial, se concluída com êxito.
No final dos esquemas, 50 (83%) dos pacientes com perda rápida e 29 (48%) dos pacientes com perda gradual conseguiram uma perda de pelo menos 15% do seu peso inicial, neste marco final do estudo preliminar houve um diferença estatisticamente significante. A perda de peso média foi de 14% do peso inicial no grupo de perda rápida e 9% do peso inicial no grupo de perda gradual, uma diferença estatisticamente significativa.
No grupo de perda rápida, 59 dos 60 pacientes (98%) mantiveram sua dieta durante todo o período de 3 meses, em comparação com 51 (85%) que ficaram com a dieta da perda gradual até 9 meses, outra significativa diferença.
A dieta de perda rápida usada no estudo, que ofereceu aos pacientes uma média de 900 calorias por dia, deu aos pesquisados todos os nutrientes necessários, destacou a Dra. Purcell. “Durante três meses na dieta, os 60 participantes não tiveram nenhum evento adverso, sem problemas cardíacos, e sem perda de massa muscular", acrescentou.
Um método eficaz para perda de peso levanta a questão de como os pacientes irão manter o seu peso reduzido, os pesquisadores reconheceram.
O estudo atual vai acompanhar os pacientes por 3 anos. No entanto, "uma vez que o paciente perde peso, eles estão à mercê de suas alterações hormonais. Temos um método (perda rápida) onde os pacientes podem perder tanto peso como se fossem submetidos a uma cirurgia, mas eles precisam de medicamentos" para manter a sua perda, disse em uma entrevista o Dr. Proietto. Ele observou que, embora alguns medicamentos eficazes e razoavelmente seguros estejam disponíveis, mais opções são necessárias.
"Precisamos de medicamentos para a manutenção do peso que sejam seguros, baratos e possam ser usados indefinidamente", disse o Dr. Proietto. "Não há evidências de que o peso de uma pessoa se mantenha com o passar do tempo. Por isso, o tratamento medicamentoso é a única maneira confiável de evitar o ganho de peso por uma pessoa que tenha perdido uma quantidade considerável dele", acrescentou.
Tradução revisada de: MD Consult: News: Rapid Weight loss regimen topped gradual loss approach
Perda de peso rápida ou gradual? Leia mais aqui.
O cérebro envelhece mais rápido em pessoas cujo o coração bombeia menos sangue. Leia mais aqui.
Disponibilizamos um glossário com explicações de termos do cotidiano da cardiologia e do transplante de coração. Veja aqui.
Entrevista sobre transplantes.
Flávio Cure fala sobre transplantes no Bom Dia Rio. Assista à entrevista
|