Teste cardiopulmonar e avalição do paciente cardíaco

Teste cardiopulmonar fornece dados para a melhor avaliação do paciente

 

O teste cardiopulmonar (TCP), amplamente utilizado por especialistas de pulmão, ajuda a controlar doenças cardíacas, particularmente aquelas com insuficiência cardíaca crônica, segundo uma publicação da American Heart Association.

TCP é um método não-invasivo e objetivo para avaliar a função cardíaca e pulmonar. Ela fornece dados médicos sobre as trocas gasosas nos pulmões em repouso e durante o exercício e as medidas de rendimento de consumo de oxigênio a cada respiração. Combinando estes resultados com os dados, tradicionalmente obtido por cardiologistas em testes de esteira ou bicicleta ergométrica - tais como frequência cardíaca, pressão arterial e alterações do eletrocardiograma - fornece informações que podem produzir uma avaliação mais abrangente, disse Gary J. Balady, MD, professor de medicina na Universidade de Boston.

"O teste cardiopulmonar geralmente é prontamente disponível, e tem grande utilidade na prática clínica para pessoas com doenças cardíacas e pulmonares", disse o médico.
"Seu nível de condicionamento físico é medido pelo pico de consumo de oxigênio e, a aptidão é a variável mais importante de prognóstico de quaisquer dados que podemos obter a partir de um teste de tolerância ao exercício."

Embora TCP venha sendo utilizado para avaliar o desempenho atlético e na pesquisa médica, o seu valor crescente na prática clínica levou a American Heart Association a convocar um grupo de especialistas para escrever seu primeiro guia de teste cardiopulmonar de exercício completo para os especialistas de coração. A nova declaração é um suplemento com as diretrizes existentes da associação para o teste de esforço.

"Não tem sido limitada ou inexistente a formação de especialistas cardiovasculares na administração e interpretação de TCP e de uma falta de compreensão do seu valor", disse o Dr. Balady. "No entanto, os sistemas modernos permitem TCP para análises simples e complexas destes dados que são fáceis de recuperar e armazenar, o que torna TCP disponível para uso generalizado."

“O objetivo da declaração é familiarizar os clínicos com o que está acontecendo com o teste de esforço", disse Martha Gulati, co-autor do estudo e professor assistente de medicina e medicina preventiva na Feinberg da Universidade Northwestern School of Medicine, em Chicago.
"Realmente evoluiu, mas se você perguntar muitos médicos, todos sabem é que o teste é para o diagnóstico de isquemia."

Testes de esforço cardíaco normalmente são feitos usando uma esteira, exigem que os médicos estimem a absorção de oxigênio do paciente, usando fórmulas de análise de regressão. Mesmo assim, as melhores estimativas podem ser imprecisas por cerca de 10 por cento ou mais especialmente, se o suporte do corrimão é usado.

TCP é bastante útil na avaliação de pacientes com insuficiência cardíaca. De acordo com a American heart Association, a análise do consumo de oxigênio é útil para estes pacientes:

    * Determinar a gravidade da doença;
    * Ajudar a determinar se a insuficiência cardíaca está causando falta de ar, uma doença comum da doença de pulmão;
    * Identificar candidatos para transplante cardíaco ou outros tratamentos avançados;
    * Avaliar se os novos medicamentos ou dispositivos são eficazes;
    
* Ajudar os médicos a elaborar programas de exercícios.

Pessoas que sofreram AVC leve a moderada podem perder até metade do seu nível de performance física anterior. Planos de exercício personalizados, baseados nas conclusões do TCP, aumentaram a performance física em 08 por cento - 23 por cento nos pacientes durante a recuperação de acidente vascular cerebral.

Novos
usos do TCP em pacientes cardíacos incluem:

    * Previsão de hospitalização ou de morte para os adultos com doença cardíaca congênita;
    * Diagnóstico de doença cardíaca isquêmica;
    * Avaliar marcapassos cardíacos, particularmente marcapassos utilizados pelos mais jovens ou pacientes fisicamente ativos, que podem exigir configurações resposta ótima taxa.

"A parte mais positiva sobre o teste cardiopulmonar é que ele fornece dados excelentes e objetivos sobre o funcionamento do coração de um indivíduo e a sua capacidade pulmonar", disse o Dr. Balady. "Esta orientação é voltada para pessoas que cuidam de doenças do coração, mas muitos pacientes com doenças cardíacas têm a doença de pulmão também."

 

O estudo destaca:



    * Avaliação do consumo de oxigênio durante o teste cardiopulmonar ergométrico pode ajudar a diagnosticar várias formas de doenças cardíacas e ajudar a determinar as estratégias de tratamento.
    * O teste cardiopulmonar ergométrico fornece mais informações do que os testes de esforço em esteira tradicional, especialmente em pacientes com insuficiência cardíaca crônica.
    * Usos novos da técnica incluem a avaliação de adultos com doença cardíaca congênita e diagnóstico induzido pelo exercício reduções do fluxo sanguíneo para o coração.

 

Tradução revisada de: American Heart Association: Cardiopulmonary exercise testing provides better data for evaluation: News

 

Menu

Notícias

Perda de peso rápida ou gradual? Leia mais aqui.

O cérebro envelhece mais rápido em pessoas cujo o coração bombeia menos sangue. Leia mais aqui.

Disponibilizamos um glossário com explicações de termos do cotidiano da cardiologia e do transplante de coração. Veja aqui.

Entrevista sobre transplantes.

Flávio Cure fala sobre transplantes no Bom Dia Rio. Assista à entrevista