Desfrutar ambos, com moderação, traz benefícios ao coração
Não se preocupe em ceder a uma boa xícara de café ou de chá - o consumo alto ou moderado de chá e o consumo moderado de café estão relacionados com a redução de doenças cardíacas, de acordo com um estudo publicado sobre Arteriosclerose, Trombose e Biologia Vascular no jornal da American Heart Association.
Os pesquisadores holandeses descobriram que:
* Beber dias mais de seis xícaras de chá por dia estava associado com uma redução de 36% no risco de doença cardíaca em comparação com aqueles que beberam menos de uma xícara de chá por dia.
* Beber 3-6 xícaras de chá por dia foi associado com uma redução de 45% do risco de morte por doença cardíaca, comparado com o consumo de menos de uma xícara por dia.
E sobre o café eles encontraram:
* Os que mantêm uma ingestão modesta de café, de dois a quatro copos por dia, tiveram um risco 20% menor de doenças cardíacas em comparação com aqueles que bebiam menos de duas xícaras ou mais de quatro xícaras.
* Apesar de não ser considerada significativa, o consumo moderado de café reduziu ligeiramente o risco de morte da doença cardíaca e de óbitos por todas as causas.
Os pesquisadores também descobriram que nem o consumo de café, nem o de chá afetaram o risco para acidente vascular cerebral.
"Enquanto estudos anteriores mostraram que o café e o chá pareciam reduzir o risco de doença cardíaca, a evidência sobre o risco de acidente vascular cerebral e o risco de morte por doença cardíaca não era conclusiva", disse Yvonne T. van der Schouw, autora sênior do estudo e professora de epidemiologia das doenças crônicas, Universidade de Utrecht, na Holanda. "Nossos resultados mostram os benefícios do consumo de café e de chá ocorrerem sem aumentar o risco de acidente vascular cerebral ou morte por todas as causas”.
A Dra. Van der Schouw e os outros pesquisadores usaram um questionário para avaliar o consumo de café e chá, entre 37.514 participantes do estudo. Eles acompanharam os participantes durante 13 anos para a ocorrência de doenças cardiovasculares.
A pesquisa incluiu o auto-relato sobre o consumo de café e de chá, sem a informação específica sobre o tipo chá bebido. No entanto, o chá preto representa 78% do total consumido na Holanda e 4,6% de chá verde. Café e chá têm comportamentos muito diferentes sobre a saúde, ressaltaram os pesquisadores. Muitos bebedores do café também tendem a fumar e ter uma dieta menos saudável em comparação com os bebedores de chá.
Os pesquisadores sugerem que os benefícios cardiovasculares do consumo de chá podem ser explicados pelos antioxidantes presentes na bebida. Acredita-se que os flavonoides (um tipo de antioxidante) do chá contribuem para a redução do risco cardiovascular, mas o mecanismo ainda não é conhecido.
* Tanto o consumo alto e moderado de chá estão relacionados com a redução de mortes por doença cardíaca;
* As quantidades moderadas de café estão relacionadas com um menor risco de doença cardíaca;
* Nem o café nem chá foram associados com o risco de AVC por esse estudo holandês.
Tradução revisada de: American Heart Association: Coffee or tea: enjoy both in moderation for heart benefits.
Perda de peso rápida ou gradual? Leia mais aqui.
O cérebro envelhece mais rápido em pessoas cujo o coração bombeia menos sangue. Leia mais aqui.
Disponibilizamos um glossário com explicações de termos do cotidiano da cardiologia e do transplante de coração. Veja aqui.
Entrevista sobre transplantes.
Flávio Cure fala sobre transplantes no Bom Dia Rio. Assista à entrevista
|