Insuficiência aórtica

Insuficiência aórtica

Definição

 
É uma doença na válvula aórtica, na qual ela está enfraquecida o que a impossibilita de se fechar corretamente. Isso leva a um retorno do fluxo de sangue da aorta (o maior vaso sanguíneo) para o ventrículo esquerdo (uma das câmaras do coração).
 
 

Causas

 
A insuficiência aórtica pode ser resultado de qualquer condição que enfraqueça a válvula aórtica. Esta condição causa uma dilatação, alargamento, da câmara inferior esquerda do coração, o que continua a piorar com o tempo. Quanto maior a dilatação, menor é a sua capacidade de bombear o sangue para a aorta. O coração tenta corrigir este problema enviando mais sangue com cada contração, isso pode aumentar o pulso sanguíneo.
 
No passado, a febre reumática era a principal causa da insuficiência aórtica. Hoje, antibióticos são utilizados para o tratamento da febre reumática e outras causas são mais comuns de serem observadas.
 
As causas da insuficiência podem incluir:
 
Espondilite anquilosante;
 
Dissecção aórtica;
 
Problemas congênitos na válvula;
 
Hipertensão;
 
Síndrome de Marfan;
 
Síndrome de Reiter;
 
Sífilis;
 
Lúpus.
 
A insuficiência aórtica afeta aproximadamente 5 em cada 10.000 pessoas. É mais comum em homens entre 30 e 60 anos.
 

Sintomas

 
Pulsação com oscilações;
 
Dor torácica, tipo angina:
                        Sob o esterno; dor que muda de regiões no corpo;
                        Aperto, compressão, pressão;
                        Dor que aumenta com a realização de exercícios e passa em repouso.
 
Desmaios;
 
Fadiga, excessivo cansaço;
 
Pulsação irregular, rápida;
 
Palpitações;
 
Redução do fôlego em atividade ou em repouso;
 
Fraqueza, especialmente em atividade.
 
Nota: a insuficiência aórtica, geralmente, não apresenta nenhum sintoma por anos. Eles podem aparecer gradual ou subitamente.
 

Exames

 
O médico poderá ouvir o sopro cardíaco quando escutar o tórax com um estetoscópio. Palpitações (exame realizado com a mão) pode revelar um batimento cardíaco forte do coração.
 
A insuficiência aórtica pode ser observada em:
 
            Uma angiografia aórtica;
 
            Uma ultrassonografia;
 
            Um ecocardiograma;
 
            Um cateterismo;
Um eletrocardiograma ou raio-x torácico podem apresentar uma dilatação da câmara inferior esquerda do coração.
Testes laboratoriais não podem diagnosticar a insuficiência aórtica, mas podem ser utilizados para apontar outras desordens ou causas.
 

Tratamento

 
Se não há sintomas ou os sintomas são moderados, o paciente precisará realizar apenas ecocardiogramas regularmente e ser monitorado pelo seu cardiologista.
 
Se os sintomas são severos, o paciente poderá ficar internado em um hospital. Anti-hipertensivos e diuréticos poderão ser prescritos, estes medicamentos podem ser utilizados também nos pacientes com sintomas moderados, para a prevenir que eles piorem. Restrições às atividades moderadas serão recomendadas. Pessoas com sintomas severos devem evitar atividades extenuantes.
 
A cirurgia para reparar ou trocar a válvula aórtica corrige a insuficiência aórtica. A decisão para a realização de uma cirurgia depende dos sintomas do paciente e da condição e do funcionamento do coração.
 
A cirurgia para reparar a aorta pode ser indicada se a condição é causada por desordem da aorta.
 

Prognóstico

 
A insuficiência aórtica é curável através da cirurgia reparadora. A cirurgia pode acabar com os sintomas, completamente, a menos que esteja presente uma severa insuficiência cardíaca ou outro complicador. Sem um tratamento, pacientes com angina ou insuficiência cardíaca congestiva ficarão muito debilitados.
 

Possíveis complicações

 
Edema pulmonar
 
Endocardite
 

Quando chamar por assistência médica

 
Chame por socorro médico se sentir algum dos sintomas da insuficiência aórtica.
 
Pacientes com insuficiência aórtica devem prestar atenção se os sintomas piorarem ou se novos se desenvolverem, particularmente, dor torácica, dificuldade em respirar ou edema.
 

Prevenção

 
Trate infecções por estreptococos prontamente para prevenir a febre reumática, que pode levar a insuficiência aórtica.
 
Pacientes devem informar seus médicos sobre a sua condição de saúde antes de qualquer procedimento ou cirurgia. Por exemplo, procedimentos na cavidade oral (incluindo limpeza) e qualquer outro procedimento invasivo, como a colonoscopia, que podem facilitar o acesso de bactérias à corrente sanguínea. Estas bactérias podem infeccionar uma válvula do coração.
 
Siga as recomendações de tratamento do seu médico para as condições que podem causar doença na válvula e informe o médico do seu histórico familiar de doenças congênitas do coração.
 
O controle da pressão sanguínea é particularmente importante se há o risco de insuficiência aórtica.

Referência

Karchmer AW. Infectious Endocarditis. In: Libby P, Bonow RO, Mann DL, Zipes DP, eds. Braunwald's Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine, 8th ed. St. Louis, Mo: WB Saunders; 2007: Chap. 63.

Tradução revisada de: MD consult: Aortic insufficiency: Patient Education

Menu

Notícias

Perda de peso rápida ou gradual? Leia mais aqui.

O cérebro envelhece mais rápido em pessoas cujo o coração bombeia menos sangue. Leia mais aqui.

Disponibilizamos um glossário com explicações de termos do cotidiano da cardiologia e do transplante de coração. Veja aqui.

Entrevista sobre transplantes.

Flávio Cure fala sobre transplantes no Bom Dia Rio. Assista à entrevista