Medicamentos Inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina (IECA)
Os medicamentos inibidores da enzima conversora da angiotensina (também chamados de inibidores da ECA) ajudam a relaxar os vasos sanguíneos. Relaxando os vasos sanguíneos permite-se que o sangue flua com maior facilidade o que diminui a pressão arterial. A redução da pressão arterial minimiza e previne ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais - AVC - e retarda a piora da insuficiência cardíaca.
Os nomes comerciais mais conhecidos deste tipo de medicamento são: Captopril, Enalapril, Fosinopril, Lisinopril, e Quinapril. Qual deste é o melhor para um paciente depende do estado da saúde, determinado por um médico.
Quando são usados os inibidores da ECA?
São medicamentos que podem ser usados para prevenir, tratar ou melhorar os sintomas de várias condições de saúde, tais como:
* Pressão arterial elevada - abaixa a pressão sanguínea ao relaxar os vasos sanguíneos; * Insuficiência cardíaca - ajuda o coração a bombear sangue mais facilmente; * Ataques do coração - ajuda no processo de recuperação do coração após um ataque cardíaco; * Prevenção da doença cardíaca - ajuda a prevenir acidentes vasculares cerebrais ou ataques cardíacos; * Doenças renais - retarda ou previne o dano se um paciente tiver pressão alta ou diabete.
Inibidores da ECA podem ser usados sozinhos ou em combinação com outros medicamentos, que potencialize a sua ação.
Como os inibidores ECA agem?
As enzimas conversoras da angiotensina (ECA) são substâncias químicas presentes no organismo que transformam o sangue “inativo quimicamente” em um poderoso constritor dos vasos sanguíneos. Este “sangue vaso constritor” causa o estreitamento dos vasos sanguíneos, isso pode causar pressão alta e forçar o coração a trabalhar mais. Os inibidores da ECA retardam a atividade da enzima conversora de angiotensina, para relaxar os vasos sanguíneos e abri-los, reduzindo a pressão arterial, o que torna mais fácil ao coração bombear o sangue.
Mesmo que a pressão arterial seja normal, este tipo de medicamento pode ajudar no funcionamento do coração, a menos que haja uma razão específica para um paciente não tomá-lo.
O que será verificado quando eu estiver tomando inibidores da ECA?
O médico irá verificar a sua pressão arterial regularmente. Ele deve pedir exames de sangue para verificar a sua função renal e seu nível de potássio no sangue, especialmente se você também tomar diuréticos ou suplementos de potássio. Se você tem insuficiência cardíaca, também pode ser necessário limitar o sal em sua dieta e pesar-se regularmente.
Embora os inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECA) sejam bem tolerados pela maioria das pessoas, algumas não devem tomá-los por uma série de razões, como, por exemplo, se você:
* Tiver uma doença renal grave, como a estenose da artéria renal; * Tiver uma história de uma reação grave a estes medicamentos, tais como angioedema, que é uma vermelhidão e inchaço da cabeça, boca, lábios, língua ou garganta. O inchaço pode dificultar a respiração. * Precisar tomar alguns tipos de medicamentos anti-inflamatórios. A combinação de certos remédios anti-inflamatórios e os inibidores da ECA pode levar a um quadro de insuficiência cardíaca grave, prejudicar os rins, ou aumentar a pressão arterial. * Estiver grávida ou se planeja engravidar. Inibidores da ECA podem causar problemas graves ao feto.
Quando devo contatar meu médico?
Relate efeitos colaterais ao seu médico imediatamente:
* Tosse seca que dura por vários dias; * Tonturas fortes ou desmaios (este pode ser um sinal de que sua pressão arterial está muito baixa); * Erupções cutâneas; * Fraqueza muscular; * Inchaços no rosto, nos olhos, nos lábios, na língua ou na garganta, especialmente se ela interfere na respiração.
Nem todos os inibidores da ECA têm os mesmos efeitos colaterais. Se você desenvolver sintomas enquanto estiver usando estes medicamentos, procure pelo seu médico imediatamente. Felizmente, a maioria das pessoas que toma este tipo de remédio não sente efeito colateral algum.