A perda de função cerebral que ocorre com certas doenças é conhecida como demência. A doença de Alzheimer (DA) é uma forma de demência que piora ao longo do tempo. Ela afeta a memória, pensamento e comportamento.
O comprometimento da memória, bem como problemas com a linguagem, a capacidade de tomada de decisão, julgamento e de personalidade, são as características necessárias para o diagnóstico desta doença.
Causas
A idade e o histórico familiar são fatores de risco para a DA.
* Conforme se envelhece o risco de desenvolver DA aumenta. Contudo, o desenvolvimento da doença de Alzheimer não é uma parte do envelhecimento normal; * Ter um parente de primeiro grau, como um irmão, irmã ou mãe que desenvolveu o DA aumenta o risco.
Outros fatores de risco que não são tão bem comprovados incluem:
* Hipertensão arterial por tempo prolongado; * História de traumatismo craniano; * Ser do sexo feminino.
Existem dois tipos de DA - início precoce e tardio.
* Aparecimento precoce da doença de alzheimer - os primeiros sintomas aparecem antes dos 60 anos. O início precoce da DA é muito menos comum do que de início tardio. No entanto, ela tende a evoluir rapidamente. Início precoce da doença pode ocorrer em famílias. Vários genes relacionados ao problema já foram identificados; * Desenvolvimento tardio da DA - a forma mais comum da doença, se desenvolve em pessoas com 60 anos e mais velhos.
A causa da doença de Alzheimer não é totalmente conhecida, mas acredita-se incluir tanto os fatores genéticos e ambientais. Um diagnóstico da doença de Alzheimer é feito quando certos sintomas estão presentes, e certificando-se de outras causas de demência não estão presentes.
Quando as células nervosas (neurônios) são destruídas, há uma diminuição nos produtos químicos que as ajudam a enviar mensagens umas as outras, processo chamado de neurotransmissões. Como resultado, as áreas do cérebro que normalmente trabalham juntos tornam-se desligadas.
Sintomas
Os sintomas de demência incluem a dificuldade com muitas áreas do funcionamento mental, incluindo:
* Linguagem; * Memória; * Percepção; * Comportamento emocional ou de personalidade; * Habilidades cognitivas (como cálculo, raciocínio abstrato, ou julgamento).
Demência geralmente surge pela primeira vez como o esquecimento.
O Prejuízo Cognitivo Suave (PCS) é o estágio entre o esquecimento normal devido ao envelhecimento e ao desenvolvimento da DA. As pessoas com PCS têm problemas leves com o pensamento e a memória que não interferem com as atividades cotidianas. Eles estão frequentemente conscientes do esquecimento. Nem todos com PCS desenvolvem alzheimer.
Os sintomas da PCS incluem:
* Esquecimento de acontecimentos recentes ou conversas; * Dificuldade em executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo; * Dificuldade em resolver problemas; * Levar mais tempo para realizar atividades mais difíceis.
Os primeiros sintomas da doença de alzheimer podem incluir:
* Problemas com o idioma, tais como dificuldade para encontrar o nome de objetos familiares; * Trocar o lugar onde se coloca cada objeto; * Se perder em caminhos familiares; * Mudanças de personalidade e perda de habilidades sociais * Perder o interesse em coisas que se gostava anteriormente, perda do humor * Dificuldade em executar tarefas que precisam do raciocínio, mas que são corriqueiras, como preencher um cheque, praticar algum jogo, e aprender novas coisas ou manter a rotina.
Quando a doença de alzheimer torna-se pior, os sintomas são mais evidentes e interferem na habilidade da pessoa cuidar de si própria. Os sintomas podem incluir:
* Esquecer detalhes sobre eventos atuais; * Esquecer eventos em sua própria história de vida, perdendo a consciência de quem se é; * Mudança nos padrões de sono, acordar muitas vezes durante a noite; * Dificuldade de leitura ou escrita; * Julgamento prejudicado e perda da capacidade de reconhecer o perigo; * Usando a palavra errada, pronunciação errada de palavras, falar frases confusas; * Retirada do convívio social; * Ter alucinações e comportamento violento; * Ter delírios, depressão, agitação; * Dificuldade para realizar tarefas básicas, como preparar refeições, escolher a roupa adequada, e dirigir.
Pessoas com DA grave não conseguem mais:
* Compreender a linguagem; * Reconhecer os membros da família; * Executar as atividades básicas da vida diária, como comer, vestir e tomar banho;
Outros sintomas que podem ocorrer com AD:
* Incontinência; * Problemas de deglutição.
Exames e Testes
A doença de alzheimer pode muitas vezes ser diagnosticada através de uma consulta e exames médicos realizados por profissionais especializados. Pode-se realizar um exame médico (incluindo um exame neurológico) e realizar um exame do estado mental da pessoa.
Os testes podem ser solicitados para ajudar a determinar se outros problemas de saúde poderiam causar demência ou torná-la pior. Estas condições incluem:
* Doenças da tiróide; * Deficiência de vitamina; * Tumor cerebral; * AVC; * Uma intoxicação por medicamentos; * Uma infecção crônica; * Anemia; * Depressão grave.
A tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (MRI) do cérebro podem ser feitas para procurar outras causas de demência.
* Nos estágios iniciais da demência, exames de imagem cerebral podem ser normais. Em fases posteriores, uma ressonância magnética pode mostrar uma diminuição no tamanho das áreas diferentes do cérebro; * Enquanto os exames não confirmam o diagnóstico de DA, que excluem outras causas de demência (como o acidente vascular cerebral e tumor).
Tratamento
Infelizmente, não há cura para a doença de alzheimer. As metas no tratamento da DA são os seguintes:
* Retardar a progressão da doença (embora isto seja difícil de se realizar); * Administrar problemas de comportamento, confusão, problemas de sono e agitação; * Modificar o ambiente da casa * Apoiar membros da família e outros cuidadores
Tratamento com medicamentos
A maioria das drogas usadas para tratar a doença de Alzheimer visam retardar a taxa na qual os sintomas se agravam. O resultado destes medicamentos é geralmente pequeno, e os pacientes e suas famílias nem sempre podem notar muito uma mudança.
Pacientes e cuidadores devem perguntar aos seus médicos as seguintes questões sobre se e quando usar esses mediamentos:
* Quais são os efeitos colaterais do medicamento e são eles vale o risco, já que provavelmente haverá apenas uma pequena mudança no comportamento ou função? * Quando é o melhor momento, se houver, para uso dessas drogas no curso da doença de Alzheimer?
Dois tipos de medicamentos estão disponíveis:
* Donepezil (Aricept), a rivastigmina (Exelon), e galantamina (Razadyne, anteriormente chamado Reminyl) afetam o nível de uma substância química no cérebro chamado acetilcolina. Os efeitos colaterais incluem indigestão, diarreia, perda de apetite, náuseas, vômitos, cãibras musculares e fadiga. * A memantina (Namenda) é outro tipo de droga aprovada para o tratamento da DA. Possíveis efeitos colaterais incluem a agitação ou ansiedade.
Outros medicamentos podem ser necessários para controlar a agressividade, agitação, ou comportamentos perigosos. Estes são geralmente administrados em doses muito baixas.
Pode ser necessário interromper qualquer medicação que piore a confusão mental. Tais medicamentos podem incluir analgésicos, cimetidina, depressores do sistema nervoso central, anti-histamínicos, pílulas para dormir, e outros. Nunca altere ou pare de tomar qualquer medicamento sem primeiro falar com seu médico.
SUPLEMENTOS
Muitas pessoas tomam B9 folato (vitamina E) e vitamina B12. No entanto, não há fortes evidências de que tomar essas vitaminas impeça ou retarde a doença depois que ela ocorre.
Algumas pessoas acreditam que a erva ginkgo biloba impeça ou retarde o desenvolvimento de demência. No entanto, estudos têm demonstrado que esta erva não diminui a chance de desenvolver demência. NÃO UTILIZE ginkgo biloba se estiver tomando medicamentos para afinar o sangue como o warfarina (Coumadin) ou uma classe de antidepressivos chamada inibidores da monoamina oxidase (IMAO).
Se você está considerando tomar todas as drogas ou suplementos, você deve conversar com seu médico primeiro.
Prognóstico
O desenvolvimento da DA é diferente para cada pessoa. Se a DA se desenvolver rapidamente, é provável que a doença se agrave também rapidamente.
Pacientes podem viver 03-20 anos após o diagnóstico da doença. A fase final pode durar de alguns meses a vários anos. Durante esse tempo, o paciente torna-se imóvel e totalmente paralisado.
As possíveis complicações
* Perda da capacidade de cuidar de si próprio; * Úlceras de decúbito, contraturas musculares (perda da capacidade de mover as articulações devido à perda da função muscular), infecção (infecções do trato urinário e especialmente pneumonia), e outras complicações relacionadas à imobilidade durante as fases finais da doença de Alzheimer; * As quedas, com resultado de ossos quebrados; * Perda da capacidade de interação social; * Desnutrição e desidratação; * Falha dos sistemas corporais; * Comportamento violento; * Abuso por parte de um excesso de tensão do cuidador.
Prevenção
Embora não haja uma forma comprovada de evitar a DA, existem algumas práticas que podem valer a pena incorporar em sua rotina diária, especialmente se você tem uma história familiar de demência. Converse com seu médico sobre qualquer uma dessas abordagens, especialmente aquelas que envolvem a tomada de uma medicação ou suplemento.
* Consumir uma dieta com baixo teor de gordura. * Comer peixes de água fria (como o atum, salmão e cavala) rico em ácidos graxos ômega-3, pelo menos 2-3 vezes por semana. * Reduzir a ingestão de ácido linoleico encontrado na margarina, manteiga e produtos lácteos. * Aumentar a vitamina antioxidantes como carotenoides, vitamina C e comer muitas frutas e verduras de cor escura. * Manter uma pressão sanguínea normal. * Manter-se mentalmente e socialmente ativos em toda a sua vida. * Uso de anti-inflamatórios não-esteroidais como o ibuprofeno (Advil, Motrin), sulindac (Clinoril) ou indometacina (Indocin). Estatinas, uma classe de medicamentos normalmente usados para o colesterol elevado, podem ajudar a reduzir o risco de doença de alzheimer. Converse com seu médico sobre os prós e contras da utilização desses medicamentos para a prevenção.
Está em desenvolvimento uma vacina contra a doença de alzheimer.
Tradução revisada de: MD Consult: Alzheimer's Desease: Patient Education