A relação entre o aumento da ingestão de álcool e a piora na qualidade das dietas

Pessoas que bebem são mais propensos a comer menos frutas e consomem mais calorias pela combinação de bebidas alcoólicas e de ingestão de alimentos ricos em gorduras e açúcares, segundo um novo estudo.


O estudo de mais de 15.000 adultos nos Estados Unidos constatou que um grande consumo de bebidas alcoólicas foi associado com diminuição da qualidade da dieta. "Excesso de bebidas e fatores dietéticos têm sido associados à doença cardiovascular, certos cânceres e outros problemas crônicos de saúde", disse Dr. K. R. Warren, PhD. "Esta descoberta levanta questões sobre se a combinação do consumo de álcool e má alimentação podem interagir para aumentar ainda mais os riscos de saúde".

Os investigadores analisaram dados recolhidos de participantes de uma pesquisa realizada pelo Departamento de Saúde dos EUA (seção Health and Human Services Centers for Disease Control and Prevention). Os dados incluíam informações de consumo de álcool, bem como o Healthy Eating Index (HEI-2005). O HEI-2005 mede o quão perto as dietas das pessoas estão dos índices de qualidade dos guias de saúde norte-americanos (com relação a 2005).

"Nós descobrimos que o consumo de bebidas alcoólicas aumentou, o que é uma indicação de piora das escolhas alimentares", disse o pesquisador Rosalind A. Breslow, PhD, um epidemiologista. "É importante notar que nosso estudo não determinar a causa destas associações".

Um estudo anterior do Dr. Breslow e seus colegas mostraram que as pessoas que bebem as maiores quantidades de álcool têm dietas de baixa qualidade. No presente estudo, eles foram capazes de identificar os componentes alimentares específicos que tiveram o seu consumo reduzido com o aumento da ingestão de álcool. Houve a diminuição do consumo de frutas e o aumento da ingestão alimentos muito calóricos entre homens e mulheres, os pesquisadores descobriram que o consumo de bebidas alcoólicas foi associado com uma diminuição da ingestão de cereais integrais e leite entre os homens.

"Nossos resultados sublinham a importância da moderação em relação à quantidade de bebidas alcoólicas que as pessoas optam por consumir e uma maior consciência das escolhas alimentares saudáveis por parte dos indivíduos," disse o Dr. Breslow.

O guia norte americano para os padrões de dieta de 2005, definiu beber moderadamente como nada mais que um drinque por dia para as mulheres e não mais de dois drinques por dia para os homens. É importante que as pessoas consumam alimentos ricos em nutrientes, como frutas e grãos, que fornecem quantidades significativas de vitaminas, minerais e fibras, e relativamente poucas calorias. E que limitem o consumo de álcool, gorduras, e açúcares, que fornecem calorias, mas poucos nutrientes essenciais.

Tradução revisada de: MD Consult: Diet quality worsens as alcohol intake increases: News

 



Av. Ataulfo de Paiva, 255 grupo 402 - Leblon CEP 22.440-032 Rio de Janeiro - RJ
Tel: 55 (21) 2511-1101 / Tel/Fax 55 (21) 2259-7021
2010 © Todos os direitos reservados