Clínica Cardiológica - Flávio Cure Palheiro - www.cfcp.com.br |
imprimir |
Febre reumáticaDefiniçãoA febre reumática é uma doença inflamatória que pode se desenvolver após uma infecção por bactéria estreptococos (tais como a inflamação na garganta pela bactéria – faringite estreptocócica ou escarlatina). A doença pode afetar o coração, articulações, pele e cérebro.
CausasÉ uma doença muito comum no mundo inteiro e é responsável por muitos casos de danos às válvulas do coração. Afeta, principalmente, crianças com idades entre 06 e 15 anos e ocorre aproximadamente 20 dias após uma faringite estreptocócicaou escarlatina.
Sintomas
Erupção da pele do tronco e parte superior dos braços ou pernas;
Erupções que parecem anel ou em forma de serpente;
ExamesComo a doença tem diferentes formas, não há um teste especifico para diagnosticá-laO médico irá realizar um exame cuidadoso, que inclui a verificação de sopros no coração, da pele e das articulações.
Os exames podem incluir:
Vários critérios foram desenvolvidos para ajudar a padronizar o diagnóstico da febre reumática. Cumprir estes critérios, assim como a evidência de ter uma infecção estreptocócica recente, pode ajudar a confirmar que o paciente tem febre reumática.
Os principais critérios para o diagnóstico incluem:
Outros critérios menores são:
O paciente provavelmente estará com diagnóstico de febre reumática, se atender a dois critérios principais, ou um maior e dois critérios menores e têm sinais de que teve uma infecção estreptocócica anterior.
TratamentoSe o paciente foi diagnosticado com febre reumática aguda ele será tratado com antibióticos.
Medicamentos anti-inflamatórios como aspirina ou corticoides reduzem a inflamação para um melhor gerenciamento da febre reumática.
O paciente poderá receber pequenas doses de antibióticos (como penicilina ou eritromicina) por um longo período para prevenir novas infecções por estreptococos.
PrognósticoA febre reumática provavelmente retornará em pessoas que não tomarem continuamente os antibióticos, especialmente durante os primeiros 3 -5 anos após o primeiro episódio da doença. Complicações para o coração podem ser graves, especialmente se as válvulas cardíacas estiverem envolvidas.
Possíveis complicações
Quando procurar por socorro médicoChame por socorro médico se a pessoa desenvolver por febre reumática. Como outras condições médicas têm sintomas similares, o paciente precisará de cuidados médicos.
Se o paciente desenvolveu sintomas de faringite estreptocócica, informe o médico. Trate esta inflamação para reduzir o risco de desenvolvimento da febre reumática.
PrevençãoA forma mais importante de prevenir a febre reumática é receber um tratamento rápido contra faringite estreptocócica ou escarlatina.
ReferênciasGerber MA. Group A Streptococcus. In: Kliegman RM, Behrman RE, Jenson HB, Stanton BF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 18th ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2007:chap 182.
|
|
Av. Ataulfo de Paiva, 255 grupo 402 - Leblon CEP 22.440-032 Rio de Janeiro - RJ |