Clínica Cardiológica - Flávio Cure Palheiro - www.cfcp.com.br |
imprimir |
Síndrome metabólicaDefiniçãoA síndrome metabólica é o nome dado a um conjunto de fatores de risco à saúde que ocorrem associados e que aumentam a probabilidade de doença na artéria coronária, AVC e diabete tipo 2.
CausasOs pesquisadores não sabem ao certo se a síndrome está relacionada apenas a uma causa, mas todos os fatores de risco estão relacionados à obesidade.
Os dois maiores riscos são:
A insulina permite que o açúcar presente no sangue entre na célula. Se a pessoa tem resistência à insulina, o açúcar não consegue entrar na célula. Como resultado o corpo produz constantemente insulina. Os níveis de insulina e de açúcar no sangue aumentam, afetando os rins e elevando os níveis de gordura no sangue, como os triglicerídeos.
Outros fatores de risco incluem:
SintomasPeso extra na região da cintura (obesidade abdominal ou central).
Exames e testesDe acordo com organizações norte-americanas que estudam o coração, a síndrome metabólica está presente se a pessoa tem três ou mais dos seguintes sinais:
Homens com a cintura superior a 102 centímetros;
Mulheres com cintura superior a 88 centímetros.
Homens – abaixo de 40 mg/dL;
Mulheres – abaixo de 50 mg/dL.
Testes que podem ser realizados para diagnosticar a síndrome metabólica incluem:
TratamentoO objetivo do tratamento é a redução do risco de doença no coração e diabetes. O médico recomendará mudanças no estilo de vida e medicamentos para a redução da pressão sanguínea, do colesterol LDL (colesterol ruim) e do açúcar no sangue.
As recomendações incluem:
Algumas pessoas tomarão aspirina diariamente.
Pessoas que fumam devem parar.
PrognósticoPessoas com síndrome metabólica têm um aumento, a longo prazo, do desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabete tipo 2.
Possíveis complicações
PrevençãoA prevenção e administração da síndrome envolvem:
ReferênciasLichtenstein AH, Appel LJ, Brands M, et al. Diet and lifestyle recommendations revision 2006: a scientific statement from the American Heart Association Nutrition Committee. Circulation. 2006;114:82-96.
Lakka T, Laaksonen DE. Physical activity in prevention and treatment of the metabolic syndrome. Appl Physiol Nutr Metab. 2007;32(1):76-88.
Grundy SM, Cleeman JI, Daniels SR, Donato KA, Eckel RH, Franklin BA, et al. American Heart Association; National Heart, Lung, and Blood Institute. Diagnosis and management of the metabolic syndrome: an American Heart Association/National Heart, Lung, and Blood Institute Scientific statement. Cardiol Rev. 2005;13:322-327.
Tradução revisada de: MD Consult: Metabolic Syndrome: Patient Education
|
|
Av. Ataulfo de Paiva, 255 grupo 402 - Leblon CEP 22.440-032 Rio de Janeiro - RJ |