Clínica Cardiológica - Flávio Cure Palheiro - www.cfcp.com.br |
imprimir |
MarcapassoO que é?É um aparelho eletrônico que auxilia o músculo do coração a bater corretamente. Ele é alimentado por uma bateria. Alguns marcapassos são implantados permanentemente sob a pele no peito. Outros são temporários e são colocados sobre a pele. Fios ligam o marcapasso ao coração. Um conjunto de fios leva informações para o aparelho sobre os batimentos cardíacos e outro conjunto de fios manda sinais ao coração para que ele se contraia se o nível de contrações está muito baixo ou se faltam batimentos.
Com um marcapasso, o coração bate em um ritmo saudável. E o paciente poderá retornar a um ritmo de vida normal.
Quando são utilizados?Uma pessoa necessita de um marcapasso quando o coração não mantém um ritmo de batimentos normais.
Células especiais no coração, chamadas células marcapasso, mandam sinais elétricos que fazem com que o músculo do coração se contraia. Quando o coração se contrai, ele manda sangue para o corpo e para os pulmões. O coração normalmente bate entre 50 e 100 vezes por minuto quando a pessoa não está se exercitando. Ele pode chegar a 190 batimentos por minuto quando em exercício.
Algumas vezes, um ataque do coração, uma infecção, um remédio ou uma doença podem provocar danos ao coração. Por isso, as células marcapasso podem não funcionar corretamente. Quando elas não enviam os sinais corretamente, o nível do coração tende a ficar muito devagar. Quando o coração bate muito devagar, ele não bombeia sangue suficiente para as necessidades do corpo e a pessoa pode ter tonteiras, cansaço, fraqueza. Um marcapasso artificial auxiliará o coração a bater normalmente, outra vez.
Por quanto tempo o marcapasso continua funcionando?A bateria do marcapasso, geralmente, dura 04 até 12 anos. O médico alertará o seu paciente sobre a necessidade de trocar a bateria do marcapasso durante as suas consultas. Ele checará o marcapasso com o auxílio de um computador, chamado programmer e de um dispositivo eletrônico. O médico colocará o dispositivo sobre o local em que está localizado o marcapasso, desta forma, poderá checar a bateria e dizer como o coração está trabalhando. Esta checagem é indolor e demora poucos minutos.
Há muito tempo para um planejamento para a reposição do marcapasso antes que a sua bateria termine. Quando a bateria precisa ser trocada, todo o marcapasso será trocado. Geralmente, esta mudança é muito simples. O médico reabre o local em que está preso o marcapasso e desconecta o aparelho antigo do cabo condutor. O novo marcapasso, então, é preso ao cabo condutor. A abertura, após o procedimento é suturada.
O que fazer para manter o marcapasso em bom funcionamento?Cuidado com alguns aparelhos que interferem nas funções dos marcapassos:
Aparelhos que não danificam o marcapasso ou não interferem no seu funcionamento, incluem:
Litotripsia para dissolver cálculos renais pode ser realizada, com segurança, com algumas reprogramações no marcapasso. Terapias eletro convulsivas (com choques) parecem ser seguras em pessoas que tem um marcapasso.
Avise aos seus médicos e dentistas que tem um marcapasso. Mantenha sempre um cartão, em sua posse, avisando que tem um marcapasso em seu peito.
Tradução revisada de: Md Consult: Pacemaker: Patient Education |
|
Av. Ataulfo de Paiva, 255 grupo 402 - Leblon CEP 22.440-032 Rio de Janeiro - RJ |