Clínica Cardiológica - Flávio Cure Palheiro - www.cfcp.com.br |
imprimir |
Trombose venosaO que é?Trombose venosa inclui a embolia pulmonar e a trombose venosa profunda. São doenças relacionadas a coágulos sanguíneos. É uma das maiores preocupação dos médicos em relação aos pacientes que passaram por alguma cirurgia.
Na trombose venosa, um coágulo se forma em um vaso sanguíneo e bloqueia o fluxo de sangue. Em alguns casos, o coágulo passa para outros lugares do corpo, este processo é chamado de embolismo.
Na embolia pulmonar, o coágulo chega a um dos pulmões onde, se não tratado com urgência, pode levar a morte o paciente.
Na trombose venosa profunda, o coágulo está em uma área profunda da veia onde ele interfere no fluxo de sangue do corpo. Se não tratado pode trazer sequelas.
Quais são as causas da trombose venosa?Grandes cirurgias ou ferimentos graves podem aumentar o risco de uma trombose venosa, pela maior probabilidade de surgimento de coágulos.
Outros riscos são:
É importante ressaltar que o risco de uma embolia pulmonar permanece por pelo menos quatro semanas após a realização da cirurgia. Converse com o médico sobre como se prevenir contra a formação de coágulos.
Há sintomas da trombose venosa?Geralmente, não há sintomas. Alguns pacientes, entretanto, dizem que sentem dor ou um edema na área do coágulo sanguíneo. Se existe uma embolia pulmonar, no pulmão, algumas pessoas podem sentir dor torácica ou dificuldade em respirar.
TratamentoO tratamento primário é prevenir que a trombose venosa ocorra. Se o paciente passou por uma cirurgia e pode desenvolver coágulos, duas drogas são usadas com frequência.
Heparina é bastante eficaz em não permitir que um coágulo se forme. A outra droga também utilizada é a warfarin.
PrevençãoDentro do possível, atente para estas recomendações:
Tradução revisada de: MD Consult: Venous Thromboembolic Disease: Patient Education
|
|
Av. Ataulfo de Paiva, 255 grupo 402 - Leblon CEP 22.440-032 Rio de Janeiro - RJ |