CÂNCER: SENTENÇA OU RENOVAÇÃO?
Eliane Furtado
Rio de Janeiro: Hama, 2008. 208p.
'Câncer: sentença ou renovação?' fala dos que ganham uma nova oportunidade de viver e não disperdiçam. Agarram-sea esta únicachance e persistem. Nesta obra, Eliane Furtado compartilha com os leitores sua trajetória de esperanças e angústias desde que recebeu o diagnóstico arrebatador: neoplasia maligna no ceco e mestátase no fígado. Entre cirurgias e tratamentos, Eliane comeou a se dedicar ao registro, em forma de crônicas, de todo o turbilhão de sentimentos em que merglhou a partir deste encontro com o inesperado.
Longe de um discurso piegas, que qualquer doença crônica pode inspirar, ou da construção de uma heroína arrogante, a jornalista esclarece o que é a doença, fala sobre a decisão de enfrentá-la, de sua opção pela vida e sobre a cumplicidade com os profissionais, divide as sensações e fantasias despertadas com o tratamento, evidencia como reencontrar a fé e explora as relações humanas diante do trágico.
com o apoio de sua equipe médica - composta pelo clínico e cardiologista Flávio Cure Palheiro, o cirurgião Eduardo Linhares e pelo oncologista Daniel Herchenhorn - e com o incentivo de sua psicoterapeuta Maria Teresa Lago, Eliane se lança em mais uma jornada. Decidiu expor sua experiência a fim de inspirar pacientes e familiaresque passam por situações similares e talvez até ajudá-los a descartar a opção de Sentença e escolher o caminho da Renovação, da vida e da saúde que todos desejamos.
Resenha obtida do verso do livro 'Câncer: sentença ou renovação?' de Eliane Furtado.
|